“Foi nessa ocasião que houve na cidade de Éfeso uma grande desordem por causa do Caminho do Senhor.” Atos 19.23
Costumo lembrar com ternura e gratidão dos momentos em que a mãe contava histórias bíblicas para nós antes de dormirmos. Histórias bíblicas também fazem as crianças viajarem em seu mundo de fantasia. Eu tinha as minhas preferidas. Algumas me deixavam intrigado de forma especial. Não sei dizer com que profundidade de reflexão me afetou a história de quando o povo de Israel construiu um bezerro de ouro para sua adoração. Mas aquilo me deixava indignado. Sim, uma criança indignada com a velocidade em que o povo de Israel se desviara da fé em Deus, que os havia livrado da escravidão no Egito. Esse episódio nos é contado no capítulo 32 do livro de Êxodo, o segundo livro da Bíblia.
“Aquilo não era possível! Como o povo podia ser daquele jeito? Na igreja de hoje nós nunca seríamos tão tolos!” Ah, podemos ser, sim. Infelizmente. A primeira coisa a considerar é que, fora de contexto, a ideia de construir aquele bezerro de ouro nos parece absurda hoje. Mas para aqueles israelitas perdidos no deserto certamente pareceu algo muito natural. Os bezerros de ouro são sempre feitos com material precioso. Os de hoje também o são. Se não olharmos com muita atenção não perceberemos o desvio que está acontecendo.
O Caminho do Senhor é o seu Evangelho, a boa notícia da salvação gratuita, por meio de Jesus Cristo, Filho de Deus. No Evangelho encontramos tudo que precisamos para a verdadeira vida, com suas lutas e desafios. Inclusive com a abertura de mente e coração necessária para encararmos todo tipo de injustiça.
Apesar disso, nos é totalmente possível desembarcar do Evangelho em nome de propósitos bonitos e bem fundamentados. Ninguém nos condenaria. Também foi assim que ninguém do povo de Israel percebeu o tamanho do desvio. Nem mesmo o líder Arão!
Descobrindo-nos cada vez mais dentro do Evangelho da graça de Jesus o anúncio de uma vida nova é mensagem completa. O que Deus vem fazer em nós e através de nós por Jesus é obra maravilhosa e plena. Celebremos isso. Então em nossos arredores também haverá grande movimentação e transformação por causa de quem segue a Jesus.
Oração: Senhor, como é maravilhosa a salvação com que nos presenteias. E quanto poder há nela. Nos faz permanecer nesse poder. E que ao nosso redor tudo e todos percebam o teu amor através dele. Nos faz querer te servir sem nos desviar do caminho. Que a vida da tua igreja seja para te honrar, promovendo a verdadeira vida onde quer que estejamos. Amém
P. Matias Francisco da Silva
Três Coroas