Ministros e ministras do Sínodo Nordeste Gaúcho, acompanhados do pastor sinodal Altemir Labes, estiveram no dia 12 de agosto o Centro de Defesa e Proteção Social Lar Padilha, em Taquara (RS), onde foram recebidos com um café da manhã. O propósito da visita foi conhecer o projeto, para aproximá-lo das comunidades luteranas.
O centro de defesa e proteção atuará como uma filial do Lar Padilha e oferecerá atendimento em três espaços diferenciados: a Casa dos Pequenos, a Casa Lilás e o Acolhimento República.
Conforme o diretor do Lar Padilha/Abefi, a Casa dos Pequenos vai atender crianças de zero a 12 anos em regime de acolhimento e foi o principal motivo da criação do projeto. Já a Casa Lilás vai oferecer um ambiente seguro para mulheres vítimas de violência doméstica, protegidas pela Lei Maria da Penha, e seus filhos, até que consigam encaminhar sua vida. Quanto ao Acolhimento República, destina-se a jovens que saíram do Lar Padilha e ainda não possuem condições de retorno familiar ou de caminharem sozinhos. No Acolhimento República, terão apoio nesta primeira etapa da vida autônoma, também para seguirem suas vidas sem referências familiares.
A visita marca um novo momento que estamos vivendo, de uma busca mais intencional de aproximação com a IECLB, com o Sínodo Nordeste Gaúcho e principalmente com as comunidades que já nos apóiam de diversas formas. Agradecemos muito pela presença dos ministros e pelo interesse demonstrado por todo o grupo.