“Eis que faço novas todas as coisas”. Ap. 21.5 Com esta palavra, lema bíblico do ano de 2021 na IECLB, afirmamos que, como Sínodo Nordeste Gaúcho, nós esperançamos e cremos na renovação de todas as coisas. A palavra de Deus não nos deixa acomodar, pelo contrário, ela convida a que nos cuidemos mutuamente e nos fortaleçamos na fé, na esperança e no amor de que esse tempo tão difícil que vivemos vai passar. Por isso, não cansamos de esperançar e nos reunimos na 24ª Assembleia Sinodal, em modalidade online no dia 22 de maio de 2021, visando o cuidado com a vida e distanciamento ainda necessário.
Mais uma vez percebemos que neste tempo as atividades não pararam. Pelo contrário, os relatórios apresentados afirmam que mais do que ir aos cultos, temos sido Igreja a caminho e que se preocupa em levar a essência de cuidado diaconal com a vida até quem dele necessita: Levamos nosso jeito de ser Igreja até as pessoas. Isso é ser Igreja Sinodal, sempre a caminho e em unidade.
Este dia de assembleia foi um dia de renovação da esperança! Nele, ouvimos relatórios, visamos transparência fiscal, lançamos, em nível sinodal, a Campanha de Missão da IECLB, a VAI e VEM, que impulsiona projetos em diversos cantos de nosso país, bem como em nosso Sínodo.
Nesta assembleia planejamos ações reconhecendo que nossa missão cristã de cuidado com a vida e com nossas comunidades de fé, necessita de uma permanente apreciação. Temos, como Igreja, a preciosa missão de viver o evangelho em suas dimensões litúrgicas, diaconais, evangelizadoras e sempre em comunhão.
Acolhemos entre nós a Pa. Silvia Beatrice Genz, Presidente da IECLB, que nos ajudou a refletir sobre a caminhada e continuidade da Igreja durante e após pandemia, apontando para as transformações e adaptações que são ou serão necessárias para mantermos a unidade, a motivação e a reaproximação dos membros com sua Igreja. Desta forma, as coisas boas precisam ser celebradas.
Reconhecemos que ainda temos um longo caminho para percorrer, mas cada novo dia, atividade realizada ou encontro nos alimenta a esperança. Como Sínodo, expressamos gratidão a cada comunidade e Paróquia que tem demonstrado criatividade para continuar vivendo a fé e solidariedade para ser Igreja que vai até onde o sofrimento se encontra.
Que nossa missão seja sempre abençoada pelo Deus da vida!