Nesta motivação e inspiração, aconteceu no dia 27 de maio de 2023, a 26ª Assembleia Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho. Neste dia, todas as paróquias se colocaram em movimento, em direção a São José do Hortêncio, visando o objetivo de juntas refletirem sobre o lema do biênio da IECLB. A Assembleia Sinodal iniciou-se com o culto, onde a pregação foi feita pelo Pastor 1º Vice Presidente da IECLB, P. Odair Braun. A palestra que seguiu o culto e também foi proferida pelo P. Odair Braun, que falou da importância da missão da Igreja que é ser Igreja de Jesus Cristo no mundo, deixando como tarefa de casa das pessoas participantes alguns questionamentos, quando você se sentiu acolhido? Quando você não se sentiu acolhido? Isso aconteceu em comunidade? Como você está acolhendo na sua comunidade?
Com essas perguntas nos lembramos da Visão da IECLB que é ser uma Igreja acolhedora, atrativa e missionária. Por isso, como Sínodo nos comprometemos com os assuntos burocráticos que envolvem uma Assembleia Sinodal. Nesta, tivemos eleições de cargos que não foram preenchidos na Assembleia de 2022. Não obstante, também pudemos ouvir a diversidade presente em nossa Igreja através da ABEFI, FLD-COMIN-CAPA, Rede de Comércio Justo e Solidário, GT Resíduo Zero, Relatórios e prestação de contas. Fomos motivados e motivadas para o dia da Igreja 2024, que tem como tema: “200 Anos de Presença Luterana: Dons a serviço da vida”. Toda essa diversidade nos aponta para a cruz de Cristo, que nos guia em direção ao compromisso com a vida e a fé que nos engaja pela transformação promovida pelo evangelho. Que tudo o que neste dia vivemos, aprendemos e partilhamos nos sirva para iluminar e temperar caminhos e vidas. E até que nos voltemos a ver, na Assembleia Sinodal de 2024, na Serra Grande I, que a mão sempiterna de Deus, seja conosco.
A mensagem foi elaborada pela comissão formada por Elton Luis Sipp, Rosmeri V. B. Santarini, Pa. Jéssica Laís Kriese Duffeck e Diacono Dionata Rodrigues de Oliveira.