No último fim de semana, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, ocorreu um momento singular para a diretoria do Conselho Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho. Reunidos em um retiro de profunda significância, todos os membros da diretoria se uniram em um espaço de comunhão, reflexão e trabalho dedicado a Deus, através do Sínodo.
A atmosfera que permeou o retiro foi de amizade e descontração, um ambiente propício não apenas para a realização de tarefas administrativas, mas também para fortalecer os laços que unem aqueles que compartilham o compromisso comum de servir.
Um dos pontos altos do retiro foi o passeio pelo Pella Bethânia, uma instituição com vínculo confessional com a IECLB, que é uma das mais antigas do Brasil. Sob a orientação do diácono Dério Mielke, exploramos os caminhos carregados de história e os locais que têm sido espaço de transformação e acolhimento de pessoas idosas e com deficiência (já foram acolhidas crianças, hoje não mais por questões de legislação) ao longo dos anos.
Durante esses dias de retiro, olhamos para trás e refletimos sobre o ano que passou, celebrando as conquistas e reconhecendo os desafios enfrentados pelo Sínodo. Mas, mais do que isso, voltamos nosso olhar para o futuro, discutindo e planejando as ações necessárias para enfrentar os desafios que o ano de 2024 nos reserva, como o Dia da Igreja e tantos outros.
Ao encerrarmos esse encontro, expressamos nossa profunda gratidão a Deus pelo trabalho incansável de cada pessoa que compõe nossa diretoria e por todo o esforço dedicado ao nosso Sínodo. Sabemos que é somente através da cooperação e do comprometimento mútuo que podemos alcançar os nossos objetivos e continuar a servir com fé, zelo e dedicação. Que o que foi vivido neste retiro fortaleça os laços e inspire a diretoria a prosseguir com coragem e determinação no caminho que tem pela frente.
Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira