Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Te cuida

04/07/2024

Então os discípulos o acordaram e disseram:

— Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso? (Marcos 4.38b)

Depois de evangelizar e de atender a muitas pessoas em seus traumas e conflitos, acalmando tempestades em suas almas, Jesus vai de barco para o outro lado do lago da Galileia. De barco, algumas pessoas o seguiram. À noite, uma tempestade alcançou os barcos. A ameaça à vida causou desespero nas pessoas. Enquanto isso, Jesus dorme o sono dos justos.

Jesus ensinava sobre o amor de Deus que perdoa e reconcilia a pessoa pecadora com Ele. Para ser perdoada e reconciliada com Deus, só era preciso ter fé nele. A tempestade serviu para pôr a fé à prova. Impotentes diante dela, recorreram ao enviado de Deus, a Jesus, dizendo: Mestre, nós vamos morrer, o Senhor não se importa com isso? E Jesus mostra que Deus se importa com a vida. Faz passar a tempestade, termina com o desespero e a ameaça à vida. As pessoas que “experienciaram” aquela situação certamente amadureceram a sua fé ou passaram a crer em Jesus.

Pergunto: e quanto a nós, nos importamos se estamos morrendo? Existem muitas situações em que a resposta é: NÃO. Cobramos de Deus o cuidado com a nossa vida, mas muitas vezes nós mesmos não cuidamos dela. Cito apenas uma. Médicos aconselham a não se levar uma vida sedentária, mas há quem insista em viver assim.

Que assim como Deus não quer que ninguém pereça ou morra, abramos mão de fazer aquilo que está nos fazendo perecer ou morrer e passemos a fazer aquilo que nos faz viver vida plena e eterna: cuidar da alma, ou seja, do corpo e do espírito. Zelemos pela nossa fé, pelo nosso corpo e pelo meio ambiente no qual vivemos. E por falar em meio ambiente, a previsão dos estudiosos do clima, é de que as tempestades e as chuvas torrenciais sejam mais frequentes, na época chuvosa, e causar isso que experienciamos em 02 de maio. E, na época das secas, sofreremos com falta d’água, temperatura alta e umidade baixa.

Oração: Deus da vida, temos uma situação diferente daquelas pessoas nos barcos agitados pela tempestade. Ainda temos condições de mudar uma série de coisas no presente para não sofrer nos tempos futuros. Ajuda-nos a fazer a nossa parte, pois sabemos que estás conosco no barco da nossa vida. E quando nos faltarem as condições, temos a certeza que a fé nos dará, de que não nos faltará, pois nunca nos faltou. Amém.

P. Arnaldo da Rocha Clemente
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Igrejinha
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br