Todos nós estamos começando mais um ano. Muitos voltaram das férias, outros de alguma viagem que fizeram até a casa de parentes. Os pais estão pensando na compra dos materiais escolares para seus filhos. Jovens estão fazendo suas matrículas na faculdade. Diz o ditado que o ano começa no Brasil depois do carnaval. Pode até ser que isso seja verdade para muitos. Outros dizem que o ano começa mesmo no início do mês de fevereiro. Há também uma grande parcela da população, podemos estar entre ela, que se pergunta: “por que essa mordomia toda?” Às vezes pensamos: “tem gente aí que não está com vontade de trabalhar”.
No entanto, não deveríamos pensar assim. Deveríamos compreender que um tempo para descansar faz parte do que precisamos para viver bem. Claro que esse tempo não necessita ser no início do ano. Há quem prefira descansar no inverno ou no segundo semestre do ano. Na verdade, o tempo usado para o descanso não importa. Importa, sim, é que tiremos um tempo para repor nossas energias.
Todos nós precisamos descansar o corpo e também a mente. Também é importante tirar um tempo para estar com a família de forma integral e fazer coisas que não fazemos no dia a dia. Agora, amigo leitor, amiga leitora, me responda: Há quanto tempo você não tira férias? Alguns vão pensar: “Eu nunca tirei férias”, “não preciso disso” ou “não tenho condições de tirar férias”. E por isso eu vou explicar melhor o que significa tirar férias.
Férias, segundo o dicionário, é o mesmo que descanso ou folga. Um descanso não precisa ter exatamente trinta dias. Nós podemos fazer nossas férias em um final de semana. Em um feriadão. Precisamos apenas nos dispor a tirar esse tempo só para nós, para descansar. Há quanto tempo que você não vai acampar na beira de um rio ou vai à praia? Quanto tempo faz que você não faz um passeio em família, mesmo que curto? Há quanto tempo você não visita aqueles amigos ou parentes em outra cidade? Pequenos descansos de dois ou três dias podem ser a saída para muitos que hoje dizem não ter tempo para tirar férias. Tirar um tempo para descansar pode ser algo simples, só precisa de nossa vontade e pode render muitos bons frutos.
Há também o descanso semanal. Jesus disse que o dia de descanso foi instituído por Deus para que nós pudéssemos desfrutar dele. Mas muitas pessoas faziam de seus dias de descanso um fardo. No tempo de Jesus, não se podia nem sequer fazer comida no dia de sábado, ou ao menos buscar ajuda para uma pessoa que tivesse se acidentado, ou estivesse passando por uma crise de doença. Depois da ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa, o domingo foi eleito pelos cristãos como dia de descanso, o dia da ressurreição.
A explicação do terceiro mandamento diz que um espaço para Deus também deve ser reservado no dia de descanso. Importante é lembrar-se de Deus e reservar uma hora para o encontro com a comunidade em Culto.
Muitas pessoas pensam que, se ficarem deitadas em suas camas ou sofás em casa, estão aproveitando o dia de descanso. No entanto, estão desperdiçando um dia inteiro que Deus deu para eles e suas famílias. Ir até uma praça, levar os filhos até o parque, passear com a família, isso é aproveitar o dia.
Não importa quanto tempo você tem para descansar - um mês ou um domingo - faça desse período algo especial. Cristo ensinou que devemos ser beneficiados por esse tempo. Que nossos descansos nos beneficiem! Vamos usar esse benefício para viver de forma melhor, aproveitando o tempo vago que Deus nos deu. Que assim seja! Amém.
P. Jeferson Rusch
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Feliz