Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Cuidado, reflexo da Fé

09/11/2023

“Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus”. Rute 1.16b

Muitas pessoas são próximas a nós por amizade, afinidade, parentesco, filiação ou necessidade. Nos tornamos responsáveis uns pelos outros. Não podemos dar as costas aos nossos. Temos responsabilidade com o cuidado e bem-estar.

Isso se refere de forma especial a crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais, mas não nos tira a responsabilidade para com as pessoas de todas as idades.

Nesta tarefa de cuidar uns dos outros, precisamos ter cautela para que seja uma via de mão dupla e não exigir que apenas quem cuida tenha que fazer sacrifícios, mas também quem é cuidado ter a sua parcela de responsabilidade.

Cuidar significa olhar pela saúde, alimentação, lazer e educação, respeitando as diferentes opiniões e necessidades. Cuidar da Fé do meu irmão ou irmã é tão importante quanto cuidar das necessidades físicas.

Se vivi muito tempo afastado da família, não posso simplesmente exigir que um dia tenham todo o amor que nunca tive para com eles. Preciso arcar com as consequências das minhas escolhas. Em todas as fases da vida é importante o equilíbrio. Pais e filhos precisam se respeitar e viver em harmonia. Como filhos e filhas, somos responsáveis por nossos pais idosos, porém estes também precisam ir ao encontro da família.

O quarto mandamento nos alerta sobre esse cuidado e responsabilidade sobre os nossos familiares mais idosos. Assim como nos mostra o versículo de Rute, precisamos zelar por nossos entes queridos.

Que o bondoso Deus sempre nos conceda sabedoria para lidar com as diferenças, mantendo o respeito e cuidado, acolhendo e protegendo, conforme as necessidades de cada indivíduo.

Oração: Amado Deus e Pai. Guarda-nos em teu amor, permitindo o cuidado por aquelas pessoas que nos são confiadas. Que cada gesto e atitude sejam do teu agrado, que não nos falte sabedoria, paciência e amor para lidar com as diferentes necessidades e particularidades de cada situação. Permite que o nosso cuidado seja reflexo de nossa Fé. Por teu filho Jesus Cristo, oramos. Amém.

Diácona Sônia Geci Kohlrausch Henkel – Lar OASE
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Taquara

  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br