Estamos acostumados a pensar em paz pelo seu oposto: a guerra. Negativamente, então, paz é ausência de guerra, ausência presente porque convivemos com muitos conflitos armados no mundo.
Todas as gerações conheceram a guerra. Com a geração de Jesus Cristo não foi diferente. O Império Romano foi feito com guerras. Na Palestina mesmo havia sérios conflitos. Jesus sabia o que estava dizendo quando, pouco antes de partir, prometeu: Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo (João 14.27).
Quando Jesus fez esta promessa, Ele estava sofrendo. Ao seu redor, os conflitos se instalavam. No seu coração, havia paz. É por isto que diz “minha paz”. É como se dissesse: “ofereço-lhes a paz que estou sentindo apesar da aflição”.
Estamos, pois, diante de um oferecimento de Jesus. Outros mestres religiosos e líderes políticos também prometem a paz, mas não é a mesma paz.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus “. (Romanos 5.1-2). Paz, portanto, é paz com Deus. A paz de Jesus cria condições para a serenidade diante dos conflitos (confiança, esperança, sabedoria, equilíbrio).
A paz de Jesus deve ser vista como um desafio, contra a cultura da violência. Quem tem a paz que Jesus Cristo dá por meio do seu Espírito Santo prefere viver como semeador da paz, mesmo que a terra seja seca e esteja cheia de pedras e espinhos.
Oração: Deus de amor e de bondade! Pedimos que nesses tempos de violência física e moral, tu possas caminhar ao lado de pessoas injustiçadas. Oramos pelo fim da violência nesse mundo. Pedimos que Tu faças de nós instrumentos de justiça e paz nesse mundo, onde muitas pessoas são cegadas pela arrogância e pelo poder. Oramos e buscamos o teu amor e tua sabedoria que está acima da nossa compreensão humana. Pai amado, permita que a Paz se instale em nossos corações por meio de teu Santo Espírito neste mundo tão confuso. Amém.
Pa. Ma. Francinne O. Kerkhoff
P. Paulo R. Franke
Paróquia Estância Velha