Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

A Paz!

01/06/2023

Estamos acostumados a pensar em paz pelo seu oposto: a guerra. Negativamente, então, paz é ausência de guerra, ausência presente porque convivemos com muitos conflitos armados no mundo.

Todas as gerações conheceram a guerra. Com a geração de Jesus Cristo não foi diferente. O Império Romano foi feito com guerras. Na Palestina mesmo havia sérios conflitos. Jesus sabia o que estava dizendo quando, pouco antes de partir, prometeu: Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo (João 14.27).

Quando Jesus fez esta promessa, Ele estava sofrendo. Ao seu redor, os conflitos se instalavam. No seu coração, havia paz. É por isto que diz “minha paz”. É como se dissesse: “ofereço-lhes a paz que estou sentindo apesar da aflição”.

Estamos, pois, diante de um oferecimento de Jesus. Outros mestres religiosos e líderes políticos também prometem a paz, mas não é a mesma paz.
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus “. (Romanos 5.1-2). Paz, portanto, é paz com Deus. A paz de Jesus cria condições para a serenidade diante dos conflitos (confiança, esperança, sabedoria, equilíbrio).

A paz de Jesus deve ser vista como um desafio, contra a cultura da violência. Quem tem a paz que Jesus Cristo dá por meio do seu Espírito Santo prefere viver como semeador da paz, mesmo que a terra seja seca e esteja cheia de pedras e espinhos.

Oração: Deus de amor e de bondade! Pedimos que nesses tempos de violência física e moral, tu possas caminhar ao lado de pessoas injustiçadas. Oramos pelo fim da violência nesse mundo. Pedimos que Tu faças de nós instrumentos de justiça e paz nesse mundo, onde muitas pessoas são cegadas pela arrogância e pelo poder. Oramos e buscamos o teu amor e tua sabedoria que está acima da nossa compreensão humana. Pai amado, permita que a Paz se instale em nossos corações por meio de teu Santo Espírito neste mundo tão confuso. Amém.

Pa. Ma. Francinne O. Kerkhoff
P. Paulo R. Franke

Paróquia Estância Velha

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br