Todos e todas nós conhecemos aquela lâmina de barbear que devido ao nome de seu fabricante convencionou-se chamar “Gillette”. Aquela lâmina, que antes do surgimento do aparelho de barbear descartável era muito utilizada por homens e mulheres para se depilarem. É claro que você sabe de que lâmina estou falando. Pois bem, lembro que quando criança ficava admirado com o seu formato anatômico. Nas minhas observações de criança, percebi que não era apenas uma lâmina que formava a tal “Gillette”, mas duas. Lembro, também, que certa vez, ao cortar-me acidentalmente com uma dessas lâminas, senti uma dor quase insuportável. Esta experiência do corte e da dor fez-me, dali por diante, sempre agir com cuidado ao manusear a lâmina da Gillette.
Na minha adolescência ao deparar-me com o texto de Hebreus que fala que a Palavra de Deus corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados (cf. Hebreus 4.12-13); logo veio-me à memória este fato da minha infância, quando acidentalmente cortei-me. Fiquei pensando tal qual uma criança: - Será que a Palavra de Deus provoca dor na gente?! Talvez tenha sido ingenuidade pensar assim, mas, por outro lado, naquele momento da minha adolescência demonstrava que já levava a sério a Bíblia Sagrada.
Claro que a Palavra de Deus não quer provocar dor em ninguém. A Palavra de Deus quer, isto sim, mexer conosco; nos animar. A Palavra de Deus quer fazer com que arregacemos as mangas e partamos para o testemunho da verdade; da justiça; da não violência e da ética no nosso mundo. Quando Hebreus usa a figura da espada afiada que corta dos dois lados, na verdade, está querendo dizer isso.
A Palavra de Deus está aí para nos libertar de nossos medos, angústias e incertezas. Deus quer que vivamos felizes. Entendamos isso e seremos sábios e sábias. Deixemos a Palavra de Deus sondar a nossa vida. Neste tempo da Quaresma, paremos para escutá-la; estudá-la; meditá-la e iremos bem em nossa caminhada de vida e de fé.
Oração: Querido Deus, ajuda-nos sempre a viver segundo a tua Palavra. Não nos deixa desprezá-la e nem negligenciá-la. Que saibamos aproveitar tudo o que ela nos ensina e aconselha, para assim podermos produzir frutos do teu amor ali onde nos encontramos. Amém.
P. Cleber Fontinele Lima
Pastor na Comunidade Evangélica de Picada 48 Baixa