“Arrependam-se dos seus pecados e creiam no evangelho”. (Marcos 1.15b)
A palavra quaresma vem de quarenta. Portanto, o Tempo de Quaresma, representa um tempo de quarenta dias que antecedem a Páscoa cristã (sem contar os domingos). Ela se inicia com a “Quarta-feira de Cinzas” - dia seguinte ao feriado de carnaval.
O Tempo de Quaresma tem como cor predominante o roxo, que representa a espera, a introspecção pessoal, a abertura do coração para aceitar a vontade de Deus. Quaresma também é tempo de arrependimento, de pedir e oferecer perdão, tempo de reconciliação com Deus e com o próximo. Quaresma nos ensina que a cada dia devemos olhar para dentro de nós mesmos e refletir em nossos pensamentos, palavras, sentimentos, ações e omissões.
Quaresma é tempo de conversão, que significa voltar-se para Deus. Na Quaresma refletimos sobre textos bíblicos que nos remetem a tudo isso e, ainda, a caminhada de Jesus rumo à cruz do Calvário. A Quaresma nos chama a refletir, não apenas nos seus quarenta dias, mas por toda a nossa vida: Somos merecedores do grande amor de Deus manifestado na cruz de Cristo? Reconhecemos este amor? Honramos a este amor?
Este tempo especial que vivenciamos a partir desta semana é, também, um tempo pedagógico que nos chama a praticar e experimentar ações de espiritualidade que devem nos acompanhar ao longo de nossa vida. Somos chamados à aproximação e à reconciliação com Deus e com o próximo, a rever valores e ensinos que por vezes norteiam nossa postura, rever pensamentos, sentimentos, palavras, ações e omissões à luz dos ensinos de Deus.
Aproveite esse tempo de intimidade com Deus, dedicando-se a prática da oração, da leitura devocional da Palavra de Deus, para fortalecer tua fé. Aproveite este tempo para reassumir um compromisso com Deus, para reconsagrar tua vida a Ele. Isso só acontecerá se você abrir o coração e ter humildade. Portanto, ouça o chamado neste tempo de Quaresma: Arrependa-se e creia no Evangelho!
ORAÇÃO
Santo e misericordioso Deus. Por teu imensurável amor, Tu nos chama a reconciliação contigo. Que neste tempo em que somos convidados a olhar para dentro de nós mesmos, nos ajude a ter um coração humilde, capaz de reconhecer limitações, falhas, pecados e a nos arrependermos disso, buscando retornar a Ti na certeza de tua graça. Oramos em nome de Cristo Jesus, nosso único Senhor. Amém.
P. Márcio Simões da Costa
Montenegro