A fé em meio ao Coronavírus?
“Façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês”
(Lucas 6.31)
Existem algumas situações na vida que parecem nos testar além de todos os nossos limites. Sentimos isso tanto no trabalho, na família ou mesmo no relacionamento com amigos e amigas. Algumas situações nos dão a impressão de que não há solução.
Neste período em que estamos passando pela pandemia originada pelo coronavírus, muitas pessoas tem o sentimento de estarem completamente sozinhas e que essa é a época mais sombria de sua vida.
Precisamos de consolo e a mão forte e poderosa de Deus para nos levantar do chão e nos colocar novamente no caminho certo.
Quando temos fé, independentemente da situação na qual nos encontramos, enxergamos situações e oportunidades novas e nossa vida pode ser ressignificada.
Torna-se importante não adotar uma atitude negativa quando algo não acontece conforme planejamos. Pelo contrário, escolher olhar para a vida com esperança, com a certeza de que não estamos sozinhos e de que as coisas acontecerão da melhor maneira para nós.
A fé é o oposto do medo. Enquanto o medo nos paralisa a fé nos capacita.
“A fé nos mostra que há sempre algo bom para acontecer, não importa a dificuldade que enfrentamos no momento”.
Você é uma pessoa de fé? Como esse sentimento transforma a sua vida?
Como a fé está lhe ajudando a superar esse tempo de distanciamento social?
Esta pandemia, pelo que tudo indica, permanecerá conosco por um longo período. Alguns de nossos amigos e nossas amigas, bem como familiares, podem ficar doentes e talvez até morrer. Faça o que puder para ajudar outras pessoas, especialmente pessoas idosas e pessoas do grupo de risco por alguma comorbidade. Tome as precauções necessárias. Não seja imprudente e não se arrisque a espelhar a doença, mas também não esqueça o dever cristão fundamental de ajudar o seu próximo, ou seja, ajudar outras pessoas.
Entendo que a humanidade tem nesta crise uma oportunidade ímpar de repensar valores e mudar atitudes. Por isso, a Fé não nos pode faltar. Cuidemos para que nossa vida esteja repleta de esperança e vontade de vencer esta tormenta junto com nosso próximo.
Oração: Deus fiel, rogamos que acompanhes com tua proteção a humanidade que está sofrendo. Que o nosso compromisso de vida seja com aquelas pessoas que estão sofrendo neste mundo. Assim, queremos ser discípulos e discípulas de uma mesma caminhada de fé, para buscar fazer o mesmo bem aos outros que queremos para nós. Só tu podes fazer o impossível, mas nós podemos fazer o possível. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho