A notícia do lançamento do projeto da Praça Jardim de Lutero, realizado em Igrejinha (RS) no último dia 11, correu o mundo. Além de ser distribuída pela Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC), em português e em espanhol, o pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Altemir Labes, recebeu mensagem do pastor Hans Kasch, diretor do Centro da Federação Luterana Mundial (FLM) em Wittenberg, na Alemanha, parabenizando pela iniciativa. Kasch é o contato da FLM para as festividades da Década de Lutero e pelos planos do Jubileu da Reforma, a ser comemorado em 2017.
Em Igrejinha, o lançamento foi prestigiado pelo pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Friedrich. Na sua fala, o pastor presidente parabenizou Labes e o prefeito Jackson Schmidt pela iniciativa. Ao lembrar a fala creditada a Lutero – “se eu morrer amanhã, ainda assim plantarei, hoje, uma macieira” – ressaltou que o ato de plantar uma árvore é sinal de fé e de esperança. “E neste mundo de hoje, precisamos muito de fé, para termos esperança”, afirmou.
Ainda sobre a mensagem vinda da Alemanha, o pastor sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho disse estar ao mesmo tempo surpreso e honrado. “A convite do pastor Kasch, nosso projeto vai entrar no site oficial do aniversário da Reforma, colocando o município, a comunidade de Igrejinha e o sínodo lado a lado com localidades e iniciativas de diferentes partes do mundo, comemorou.
Na Alemanha, o Jardim de Lutero, inaugurado em 2008, continua crescendo. Coincidentemente, no último dia 11 de março – mesmo domingo do evento em Igrejinha – foram plantadas mais árvores, durante o 5º Seminário Internacional em Wittenberg. O projeto estará finalizado até 2017.
Susanne Buchweitz