A comunidade de São Sebastião do Caí celebrou seus 153 anos de fundação no domingo dia 09 de outubro. O culto de kerb celebrado pelo pastor Ervin Barg, pastor local e com a pregação da pastora sinodal, Tânia Cristina Weimer, teve a presença de membros da comunidade e visitantes. Um grupo de músicos do colégio sinodal Portão acompanhou os cantos e também as crianças do culto infantil trouxeram uma reflexão a partir do texto bíblico de Gênesis 6, a história da Arca de Noé.
O projeto foi iniciado no dia 04 para comemorar o dia dos animais. A história mostrou Noé como um homem integro, bondoso e obediente aos ensinamentos de Deus. A ideia foi passar para as crianças o poder da fé, esperança, e a solidariedade para com as pessoas e os animais dando início a um novo ciclo para a humanidade e a natureza. Um casal, com trajes típicos alemães, representou a chegada dos antepassados alemães ao município.
Usando o texto bíblico do domingo, 18 domingo após Pentecostes, a Pastora sinodal pregou sobre a cura dos dez leprosos enfatizando a gratidão. De onde nasce a gratidão?, perguntou a pastora Tânia. “Ao reconhecer a ação de Deus a resposta se traduz em gratidão. A gratidão nasce de um coração agradecido que reconhece a ação de Deus. A gratidão muitas vezes também brota de onde não se espera”, enfatizou a pastora. Nesse espírito também a presidente da comunidade sra. Eloisa Brandalise, ao final do culto convidou presidentes anteriores para uma breve explanação dos trabalhos já realizados na comunidade.
No último ano a comunidade conseguiu trocar o telhado da igreja e agora ainda precisa fazer a troca do forro e a pintura interna. Trabalho duro, mas possível com a ajuda de todas as pessoas. Após o culto a comunidade pode saborear um gostoso almoço preparado no centro comunitário, por homens e mulheres que ficaram na retaguarda trabalhando e doando seu tempo e dons para servir seus convidados.