No primeiro e chuvoso fim de semana deste mês o interior de Ivoti recebeu a visita de cerca de 35 jovens. Foram as lideranças de grupos de jovens de todo o sínodo, que se reuniram na Casa de Retiros Monte Sinai para discutir e planejar as metas da Juventude para os próximos dois anos.
Na manhã de sábado iniciaram-se as atividades, com músicas e um momento de reflexão, que levou os jovens a fazerem um comparativo entre a vida e o clima. Os dias escuros e chuvosos foram comparados com tristeza e os claros e de sol com alegria.
Após um momento de integração, os 4 núcleos do sínodo (Taquara, Imigrante, Estância da Serra e Vale do Caí) foram separados para discutir sobre os encontros, tanto paroquiais como sinodais, ocorridos nos últimos dois anos. Após extraídas as conclusões, todos se reuniram novamente para uma discussão agora em conjunto, onde ficou claro que as quatro regiões possuem contextos diferentes, mas situações em comum. Foi detectada também a queda do número de membros em algumas JEs, principalmente no interior (onde os jovens são minoria na população), mas também em parte nas regiões metropolitanas, onde a oferta de outros passatempos para os jovens é muito alta. Esses dados preocuparam a coordenação presente.
À tarde, em nova reunião, as conclusões obtidas nos estudos da manhã serviram de base para se discutir as metas a serem traçadas para os próximos dois anos. Uma das prioridades é fomentar o trabalho voltado aos jovens nas comunidades, paróquias e núcleos. Entre os demais objetivos estão a realização de um fórum sinodal sobre o trabalho com jovens e uma olimpíada para integração dos jovens.
À noite, em nova “reunião-celebração” foram indicados os nomes para a escolha de uma nova coordenação da juventude no sínodo. Após isso foi feito mais um momento de reflexão, tendo como pauta o o tema do dia da igreja para esse ano: o abraço.
Na manhã seguinte a celebração, com santa ceia, foi seguida pela contagem de uma história muito interessante: a do Filho Pródigo e o paralelo com a passagem bíblica de Eclesiastes 3 sobre o tempo .Agora, o momento mais esperado chegara: a eleição da nova coordenação. O nome e a respectiva função dos eleitos pode ser visualizada abaixo:
Coordenador: Jacson da Rosa Vice-Coordenador:Jean Andrade
Tesoureiro: Fernando Bohler Vice tesoureiro: Samuel Goldbeck
Secretária: Vivian Metz Vice-secretária: Cátia Kiekow
Conselheiros: Anderson Krauze, Miquéias Schäfer e Ederson Brilhante.
Deve-se lembrar a mensagem do início do encontro (que compara as condições do tempo com as respectivas emoções pessoais) e dizer que não se pode fazer essa comparação quando se fala desse congresso de Juventude. Enquanto chovia e trovejava lá fora, um alegre grupo de jovens se animava com brincadeiras e piadas nos intervalos das reuniões e antes de dormir, tornando legítimo o espírito da juventude.
Sintam-se agradecidos os pastores Fábio Rucks, de Rolante, Walmor Haack, de Taquara, Alex Baumbach, de Carlos Barbosa, o estagiário de teologia de Nova Hartz Daniel S. Richter, a senhora Zilá, que nos recebeu muito bem em Nova Vila na sua casa de retiros; e todos os jovens presentes, que representaram muito bem suas respectivas comunidades e certamente continuarão liderando suas JEs com êxito para fazer um trabalho sempre melhor.
Samuel Goldbeck
Veja ainda !!
Galeria de Fotos do Congresso e a iniciativa do Abraço Grátis !!