O Instituto de Educação Ivoti (IEI) está com vagas abertas para estudantes de todo país que queiram estudar e morar na escola. Com capacidade para 140 alunos, a Moradia Escolar do Instituto (internato) forma um ambiente de harmonia e responsabilidade
No Instituto de Educação Ivoti, os estudantes têm acesso não só a uma educação de qualidade. O internato, acima de tudo, tem como objetivo ser um centro de formação de lideranças. É um espaço privilegiado para o desenvolvimento da autonomia, onde se aprende não apenas, em especial, o que está nos currículos escolares, mas principalmente valores como organização, disciplina e cidadania.
Viver no colégio, longe da família, com rotinas e horários pré-determinados, aparenta uma escolha difícil, mas não para os alunos que encaram esse desafio. É o caso dos irmãos Naldizabel Cuesta Arévolo, de 13 anos, e João Cezar Arévolo, de 16 anos, que vieram de Tabatinga, do interior do Amazonas. Assim como eles, o Instituto de Educação abriga estudantes de outros cinco estados brasileiros e também de 57 municípios gaúchos.
Estudante da 8ª série, Naldizabel foi incentivada pelos pais a estudar no Instituto de Educação Ivoti. A companhia do irmão e a boa qualidade de ensino da escola pesaram na decisão de morar a cinco mil de quilômetros de casa. A aluna garante estar bem adaptada à rotina do internato. “Aqui, tudo funciona muito bem. No começo foi um pouco difícil, mas em pouco tempo a gente aprende a se organizar e cumprir os horários”, explica. No turno da manhã, a estudante tem aula normal. Já à tarde, ela preenche o horário com aulas de dança, balé, atletismo e teatro. “Estamos sempre ocupados com alguma coisa produtiva. Todo mundo se ajuda. O tempo passa rápido, mas mesmo assim, bate uma saudade da família”, conclui Naldizabel.
Para serem aceitos no internato, os alunos passam por um pequeno processo de seleção que se dá com entrevistas e exames de seleção para o ensino médio. Para o ensino fundamental, há vagas somente para casos excepcionais para 7ª e 8ª séries. “Muitas famílias procuram o instituto pelas aulas de línguas estrangeiras (alemão, inglês e espanhol), música (inclusive com aprendizado de instrumentos musicais) e teatro”, comenta o diretor do instituto, Ruben Goldmeyer.
Para ele, é fundamental que a decisão de ir para a moradia escolar passe prioritariamente pelo estudante e que não seja uma decisão unilateral da família. “Fazer da escola um lugar para morar é um passo muito importante para a vida de um jovem e, por isso, deve necessariamente contar com a sua anuência”, conclui.
Rotina
Os alunos internos são separados por ala masculina e feminina. Os quartos são divididos entre quatro a dois estudantes do ensino médio, além de alguns individuais para os alunos do último ano. Para comodidade dos estudantes, são disponibilizados 16 computadores com banda larga. Nos períodos de lazer, os alunos ainda organizam campeonatos de vôlei, basquete, xadrez e atletismo e organizam-se para atividades de artes e de cunho social.
Alunos da Camerata Ivoti em turnê pela Europa, frente à sede da Federação Luterana Mundial - Genebra, Suiça, 2008
Para mais informações sobre as vagas no internato, acesse o site www.iei.org.br ou telefone para (51) 3563.8600. O Instituto de Educação Ivoti fica na Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200, Bairro Sete de Setembro, em Ivoti (RS).