Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

I Festival de Música reúne 10 grupos participantes

08/05/2013

Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
Wagner Petry Moraes
1 | 1
Ampliar

A avaliação do I Festival Sinodal de Música, realizado no dia 27 de abril, na Comunidade Apóstolo Paulo em Carlos Barbosa (RS), é que a iniciativa valeu muito a pena. Com a participação de 10 grupos e um público de quase 300 pessoas, o objetivo principal, de motivar a composição e a interpretação do canto litúrgico comunitário foi alcançado. “Além dos grupos já existentes, buscamos motivar aquelas e aqueles jovens que estão começando e também encorajar a criação de novos”, disse o regente Wagner Petry Moraes, que integra o Conselho de Liturgia e Música do Sínodo Nordeste Gaúcho e o Conselho Nacional de Música da IECLB. “Precisamos sair um pouco do tradicional e revelar a criatividade que existe entre os membros da IECLB.”

Os participantes – entre bandas, grupos instrumentais e grupos de canto – foram:
Quarteto Adorai, de Caxias do Sul, com as músicas Quando eu olho pra você e Como és amor
Grupo de Canto da Comunidade de Veranópolis, com as músicas Assim somos nós e Um dia uma criança me parou
Grupo Instrumental da IECLB, de Gramado, com Jesus me guia
Grupo de Canto da Paróquia São Miguel, de Dois Irmãos, com Minha esperança
Grupo Rhyddau, de Caxias do Sul, com as músicas Como ele amou, Perto de meu Deus e Restauração
Jair Pranke, de Carlos Barbosa, com Palavras
Grupo de Canto de Parobé, com Não temas
Grupo Unidos no Louvor, de São José do Hortêncio, com as músicas Ser, participar, testemunhar e Buscai primeiro o reino do Deus
Grupo Vocal e Instrumental, de Vale Real, com Viver comunidade e Abençoa-vos o Deus todo poderoso
Grupo Iasis, de Caxias do Sul, com Deus supremo e Quem não temerá.

“Uma coisa que nos alegrou muito foi que o festival trouxe muita gente jovem, bastante jovem, e grupos novos”, avaliou a catequista Monika Maier, que integra o Conselho Sinodal de Liturgia e Música. “Isto mostra que as comunidades estão apoiando e motivando o trabalho com música, principalmente envolvendo a juventude. E é preciso que o sínodo, através do Conselho Sinodal de Liturgia e Música, valorize e continue apoiando tais iniciativas.”

Ainda de acordo com Monika, outro objetivo de promover o evento foi ouvir o que está sendo feito para, a partir daí, organizar uma formação para fortalecer as lacunas na área da música e na função e compreensão litúrgica dos grupos de canto e da própria música. “Precisamos aplaudir o esforço daqueles que já estão envolvidos e queremos motivar para que novas iniciativas se tornem realidade”.

“Valeu todo o esforço de organizar a infraestrutura para o evento”, afirmou o pastor da Paróquia Luterana Martim Lutero em São Vendelino, Alex Baumbach. “Deu muito trabalho, mas acho que deu tudo certo”. Ele também lembrou de forma especial o presidente da paróquia, Jair Pranke, e do tesoureiro, Alécio Patzlaff, que foram os grandes incentivadores para a realização do evento.

O pastor sinodal Altemir Labes agradeceu a todas e a todos pelo apoio e pela participação.

Classificação

Interpretação:
1º Buscai primeiro o reino de Deus
2º Quem não temerá
3º Um dia uma criança me parou
4º Minha esperança
4º Quando eu olho pra você
5º Abençoe-vos o Deus
6º Não temas
7º Restauração
8º Palavras

Composição
1º Deus Supremo
2º Perto de meu Deus
3º Como és amor
4º Ser, Participar, testemunhar
5º Viver Comunidade
6º Jesus me guia
7º Como ele amou
8º Assim somos nós

Voto popular: Ser, Participar, Testemunhar, letra e música de Fábio Neis com o Grupo de Canto Unidos no Louvor, da Comunidade Martin Lutero de Arroio Bonito, Paróquia de São José do Hortêncio. A votação foi muito disputada com a música Palavras, do cantor Daniel, interpretada por Jair Pranke.

Jurados

• Músico Ernani Luis – ressaltou o poder da música como forma de testemunhar a fé, lembrando que as e os imigrantes trouxeram o hinário junto com a Bíblia e o Catecismo. Cantou, motivou e envolveu os participantes, compartilhando um pouco da trajetória de composições e gravações. Está preparando seu 8º CD.

• Maestro Delmar Dickel – integra a Comissão que está revisando o HPD 1 e 2 e organizando um terceiro Hinário Oficial da IECLB, entre diversas outras atividades.

• Professor Rodolfo Gaede Neto – trouxe dados importantes sobre uma pesquisa científica, com ideias da música no culto: terapêutica, motivadora da alegria, compreensão do evangelho, que ensina, que toca, que transcende a razão e fala à alma da pessoa. Professor Rodolfo é motivador da criação do grupo Anima, da IECLB.

A coordenadora de Música da IECLB, Soraya Eberle, também esteve presente, e lembrou a importância de motivar crianças e jovens em atividades com música na igreja, vivendo o testemunho bíblico do Salmo 78. 3-4: O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br