Aconteceu, no dia 22/08/2022, a primeira reunião do Grupo de trabalho (GT) lixo zero. A reunião, que foi virtual, iniciou com uma meditação proposta pela Pa. Sinodal Tânia C. Weimer. Logo em seguida, houve uma breve apresentação dos membros participantes. O GT é composto por: Leneu Blauth - Coordenador da LELUT no Sínodo; Ledi Bobsin; Patricia van Grol; Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira - Assessor Sinodal de Diaconia; Pastor Eduardo Stauder - Pastor na Comunidade de Picada 48 Baixa e Pastor Sinodal Eleito, que assume a gestão 2023-2026 em janeiro; Pastora Tânia Cristina Weimer - Pastora Sinodal; Luiz Henrique Seidel - JE e Nicolas Fetter - JE (ausente nesta reunião). Este GT foi autorizado pelo Conselho Sinodal para trabalhar, até a próxima assembleia sinodal que será em maio de 2023, uma política de redução na produção de lixo em eventos sinodais.
O GT definiu uma trilha de metas que será cumprida para chegar ao objetivo proposto. Dentre as ideias, foi sugerida a participação do grupo Galo Verde do Sínodo Vale do Itajaí em uma próxima reunião, para que oriente e tire dúvidas que possam surgir dentre os integrantes do grupo que estarão à frente desta campanha. O grupo entrou em consenso de que será necessário trabalhar a reeducação e realizar formações para que então sejam aplicadas tarefas práticas no contexto comunitário e sinodal. A ideia do GT é já ter resultados expostos até a próxima assembleia sinodal, em maio de 2023.
Algumas questões levantadas foram: Como trabalhar a reeducação das comunidades e do sínodo para aderirem uma campanha de lixo zero? Para novos membros das comunidades, como estender o conhecimento sobre separação de lixo que já está sendo trabalhado? Como chegar aos organizadores dos eventos para que apliquem a ideia da diminuição da produção de detritos?
Também foi citada a importância do envio de informações e das campanhas atuantes no momento (Juventudes e Justiça Ambiental, 15 dias de ação pela criação) e seus recursos disponíveis para ajudar a definir a meta final.