No dia 18 de maio, reuniram-se, na sede da Fundação Luterana de Diaconia (FLD),em Porto Alegre (RS), representantes das instituições que integram a Rede de Diaconia. Pelo Sínodo Nordeste Gaúcho e pelo Sínodo Rio dos Sínodos, participaram a diácona Marli Blos e a diaconisa Silvia Knop, integrantes das coordenações sinodais de Diaconia.
O encontro possibilitou análises, diálogos e questionamentos sobre a caminhada levantando os pontos fracos e fortes, ameaças e oportunidades nas atividades das instituições em seus contextos. A partir das constatações, foram propostas ações e atividades para a continuidade da caminhada para o período 2016 – 2017.
Ainda, o grupo aderiu à campanha Não em nome de Deus, que reafirma a necessidade de que o Estado permaneça laico, de fato e de direito, e repudia o uso do nome de Deus em vão, como aconteceu na votação pelo impeachment, quando deputados justificaram seus votos, usando repetidamente o nome de Deus.
Também estiveram no encontro o secretário adjunto para Missão e Diaconia da IECLB, pastor Altemir Labes, a coordenadora de Diaconia e Inclusão da IECLB, diácona Carla Jandrey, a secretária executiva da FLD, pastora Cibele Kuss, e o assessor de projetos da FLD, Eloir Heimerdinger.
A Rede de Diaconia é uma proposta de articulação das instituições diaconais luteranas, com foco no fortalecimento da atuação, formação, incidência pública e sustentabilidade.
Coordenada pela Fundação Luterana de Diaconia, em parceria com a IECLB, a rede recebe apoio da Federação Luterana Mundial e de Pão para o Mundo.