Entre os dias 29/08 e 31/08, aconteceu, no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS, o Encontro da Presidência da IECLB com Pastoras e Pastores Sinodais. O Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder esteve representando o Sínodo Nordeste Gaúcho. Na noite de quinta-feira, 31/08, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras dos Sínodos juntaram-se ao grupo. O Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sr. Alecio Patzlaff e a 2ª Tesoureira do Sínodo, Patrícia van Grol participaram da reunião. O evento seguiu até o sábado, 2 de setembro.
A programação do encontro iniciou com o Culto de Abertura, celebrado pela Presidência da IECLB, e com palestra motivadora sobre o tema Visão missionária para o crescimento integral na IECLB, partilhada pelo P. Paulo Butzke, Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da Igreja.
Foram apresentados e debatidos encaminhamentos para a realização do Fórum Nacional de Missão, que acontecerá de 10 a 14 de abril de 2024, e ações comemorativas pela celebração dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil em 2024.
A reunião com Pastores e Pastoras Sinodais contemplou, ainda, a apresentação dos encaminhamentos realizados pelas Câmaras temáticas de Missão; Formação; Justiças (econômica, ambiental, racial e de gênero); e Governança, Gestão e Comunicação. Os assuntos, que são prioridades da gestão, estão em consonância com as Metas Missionárias e com decisões do XXXIII Concílio da Igreja. Também a apresentação de proposta do novo Portal Luteranos e uma palestra sobre Ética e justiça restaurativa no Ministério com Ordenação estiveram na programação deste primeiro momento.
O encontro com Presidentes e Tesoureiros e Tesoureiras dos Sínodos, no âmbito da gestão e governança, teve como pauta uma nova apresentação sobre o Sistema Integrado de Gestão da IECLB (SIG), questões jurídicas sobre a viabilidade do trabalho voluntário nas Comunidades, planejamento orçamentário e plano de contas padrão. A programação foi concluída com reflexões e trabalhos em grupos acerca do tema Fé, gratidão e compromisso, e com meditação de encerramento conduzida pela Presidência da Igreja.
Portal Luteranos