Retiro da Juventude
Nos dias 28 e 29 de março, reuniram na Casa de Retiros em Sapiranga, 26 jovens da Juventude Evangélica de Taquara, o professor Paulo e o P. Valmor. O início do Retiro foi marcado com cantos e dinâmicas onde todos foram envolvidos. O tema principal do Retiro, apresentado pelo P. Valmor, foi “Jovens na Igreja”. A partir da realidade vivida pelos jovens e suas famílias, tentou-se entender melhor porque o jovem está menos presente na igreja. E, ao mesmo tempo perceber, que o jovem acredita em Deus e quer se envolver nas questões sociais, como por exemplo, do meio ambiente, trabalho junto aos carentes ou pela paz ...A pergunta que ficou no ar: qual o modelo de trabalho que seria o ideal para motivar mais jovens e adolescentes a terem algum envolvimento no trabalho de sua igreja? Perguntados sobre assuntos, como: O que é ser jovem? Jovem e trabalho? Jovem e casamento? Jovem e os adultos? Jovem e seus sonhos? Jovens e suas frustrações?, os mesmos responderam: ser jovem é ter a mente aberta; é sempre aceitar novas pessoas; é estar em formação; é iniciar a vida....É criar responsabilidade; é criar novos horizontes....O jovem não sabe como vai ser o futuro...O jovem sonha em ter uma família, ter uma profissão..quer realizar seus sonhos...Vejam, quantas observações vindas daqueles que, para muitos, são o problema da sociedade. O jovem aposta nos adultos como exemplos de vida e quer construir a sua vida pensando no bem comum. Aconteceu também a tradicional caminhada ao Morro Ferrabrás e a gincana organizada pelo prof. Paulo. As refeições foram preparadas pelos próprios jovens e, ficou o gostinho de “quero mais em 2010”.
Páscoa
No domingo de Páscoa, antes de clarear o dia, pessoas da Comunidade Evangélica de Taquara e da Igreja Católica de Taquara, celebraram a ressurreição de Jesus Cristo na costumeira caminhada e ecumênica. Saindo defronte às igrejas no centro às 6h, cerca de 200 pessoas se dirigiram ao Campus da Faccat para a celebração do Culto Ecumênico. No percurso, os caminhantes fizeram duas paradas , onde o Pe Roberto e o P. Valmor dirigiram curtas mensagens evocando o significado da Páscoa para os cristãos e onde cantos foram entoados. No Campus da Faccat, os dois párocos dirigiram a celebração, destacando sempre a ressurreição de Jesus, partindo do texto de João 20.1-9 onde Maria Madalena foi até o túmulo e viu que a pedra que tapava a entrada tinha sido tirada. Por isso correu onde estavam Simão Pedro e o outro discípulo, dizendo: - “Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!”
Aos nossos olhos se mostra ainda a realidade marcada pela morte: nos rosto dos desempregados, no rosto de crianças famintas, no rosto de mulheres que vendem seu corpo, nos corruptos e gananciosos. Temos que passar pelo túmulo vazio para ver uma outra realidade. Aos que têm fé é oferecido a possibilidade de uma nova vida – renovada. É-nos oferecido a possibilidade de sair do túmulo vazio, cheios de fé e esperança. Neste sentido, a mensagem da Páscoa é renovadora.
No final de semana, dias 04 e 05 de abril, o professor e cantor religioso Ernâni Luís, participou em Taquara, de evento alusivo aos 155 anos da Comunidade Evangélica de Taquara. A programação iniciou no sábado, no Lar OASE, onde os hóspedes desta instituição puderam prestigiar as músicas do cantor. Ainda no sábado Ernâni participou com cantos e mensagem no culto na Igreja da Paz. O centro de sua mensagem foi o tema Fé, Gratidão e Compromisso. Da mesma forma foi no Domingo de Ramos, onde muitas pessoas, entre crianças e jovens, homens e mulheres, adultos e idosos puderam participar. Após o culto, Ernâni Luís esteve presente no almoço em família, promovido pelo Grupo de Casais da Comunidade Evangélica.