O planejamento das atividades e a definição de metas para 2014 estiveram na pauta da Diretoria Sinodal, durante retiro realizado em Tramandaí (RS), nos dias 8 e 9 de março. Também foram tratados alguns encaminhamentos gerais, as atividades da comissão sinodal de administração e finanças e, de forma especial, o Dia da Igreja 2014, marcado para 31 de agosto, em Nova Petrópolis (RS).
Além da agenda de trabalho, os retiros da diretoria servem como espaço de reflexão e de integração com a pastora vice-sinodal, Tânia Cristina Weimer, e com o pastor sinodal, Altemir Labes.
“Os resultados foram muito positivos”, avaliou Labes. “Tivemos dois dias de intensa atividade, com momentos de celebração e de encontro.”
Homenagem
Na celebração de abertura, no dia 8, uma homenagem especial pelo Dia Internacional da Mulher, através da história de Rute e Noemi (Rute 1.6-18). “Elas nos deixaram, com sua história, um grande exemplo de solidariedade e superação. Seu carinho, sua amizade e fé fizeram toda a diferença, não só para a vida delas, mas para a vida de todo o povo de Israel”, disse Labes.
A celebração foi encerrada com um texto da escritora e poetisa Cora Coralina, que remete às mulheres:
Não sei...
se a vida é curta ou longa demais pra nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe, braço que envolve,
palavra que conforta, silêncio que respeita,
alegria que contagia, lágrima que corre,
olhar que acaricia, desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não
seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa, verdadeira,
pura...enquanto durar....“