As pessoas presentes ao 4º Culto Gauchesco na Comunidade de Taquara, no domingo, dia 18 de setembro, foram acolhidas e saudadas com as seguintes palavras: “Gauchada reunida, nestas lidas farroupilhas, peões, prendas, prendinhas e gurizada, irmanados num momento de oração para agradecer ao Patrão de Riba por este encontro em família, desejando um bom dia e um forte quebra costela... Queremos todos nos sentir aquerenciados nesta hora de oração, para, juntos, recebermos os símbolos da nossa tradição”.
No início do culto o altar foi ornamentado, quando os integrantes do Grupo de Casais, todos pilchados, trouxeram dois lenços que distinguem a nossa gente e sua história. São dois lenços, dois emblemas: um branco, outro vermelho, relíquias do nosso passado; as velas, as flores, a Bíblia (Santa Palavra), o mate amargo, o violão, o laço e o pelego, instrumentos do camperear, simbolizando a nossa vida e a vontade de adorar.
Conforme informou o P. Valmor Haag, foram cantados os hinos: Querência Amada, Vento Negro, Céu Sol Sul, Canto Alegretense e o Hino Riograndense, canções tão características e que representam tão bem o nosso rico folclore gaúcho.
Merecem destaque o conhecido Salmo 23, lido nas versões Linguagem de Hoje e gauchesca, bem como a Confissão de Fé e o Pai Nosso.