Na noite de 04 de dezembro, Segundo Domingo de Advento, aconteceu, no templo da Comunidade de Estância Velha, o culto de investidura no Sínodo Nordeste Gaúcho.
O culto iniciou com a apresentação e saudação aos ministros e ministras do Sínodo que se fizeram presentes. Também esteve presente o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, Carlos. E. M. Bock.
O ato de investidura do Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder e do Pastor Vice Sinodal, Carlos Romeu Dege foi conduzido pelo Pastor 2ª Vice-Presidente da IECLB, P. Dr. Mauro Batista de Souza, reeleito no Concílio da Igreja em Cacoal para a gestão 2023-2026. Em suas palavras, o P. Mauro, mencionando a parábola do filho pródigo, fez uma analogia com a brincadeira de esconde-esconde. Quando crianças, era comum ficar por horas no mesmo esconderijo. Porém, ao mesmo tempo que é divertido se esconder, “é bom ser achado, ser achada por Deus”. O P. Mauro destacou que há muita gente perdida, há muitos lutos, há muitas mudanças, principalmente neste período de “pós isolamento”. Há muita gente que precisa ser achada. E este também é um dos papéis do Pastor Sinodal e do Vice - poder ajudar as pessoas a encontrarem seus caminhos. O Pastor Mauro desejou ainda que os novos pastores designados às suas funções se sintam “achados” para poder exercer seu ministério.
A Pa. Rosane Zirbes foi assistente do P. Eduardo. Em seus votos, ela fez uma reflexão a partir do versículo bíblico de Lucas 8.16, que fala da luz que não brilha, não tem vida, não reflete sozinha, se for escondida debaixo de um cesto, e da carta de Paulo aos Coríntios, em que a Igreja é comparada a um corpo com muitos membros, cada qual com a sua função, mas que sem Deus, neste corpo não há vida. Ela lembrou que foi graças a Deus que Cristo ressuscitou e trouxe a nós a nova vida, e desejou que se possa servir a Deus da forma mais adequada.
O P. Jéferson Rusch, assistente do P. Carlos, a partir da leitura das palavras do Salmo 116, desejou um abençoado servir como Pastor Vice-Sinodal e entregou uma cruz composta por mãos dadas, representando o auxílio de Deus, ministros, ministras e das comunidades na nova função a ser desempenhada.
Após a entrega das cruzes ao Pastor Sinodal e Vice Pastor Sinodal, que representam suas funções na Igreja, o P. Mauro entregou os certificados que atestam os respectivos cargos.
A pregação, a partir da leitura bíblica de Isaías 11.1-9 foi conduzida pelo Pastor Eduardo, em clima de gratidão e alegria. Ele deu ênfase à gratidão por ser parte da IECLB e pediu para que Deus lhes desse força para conduzi-los pelo novo caminho. A partir das leituras bíblicas, colocou que a nossa forma de olhar para o que está por vir, define o comprometimento com o povo de Deus.Há um deserto por onde passamos, e peregrinamos rumo ao Reino de Deus. E é um caminho por onde também passa Jesus. Ele destacou que as palavras de Isaías nos ajudam a compreender como será esta caminhada. Nos ajudam a perceber se estamos no caminho certo, em direção à vida de esperança que Deus nos fala. É preciso olhar para a esperança pela chegada do novo - de um toco nasce a vida, e do “nada”, surge a vida. O Pastor Eduardo finalizou a reflexão convidando a caminharmos juntos pelo servir, pelo novo que está por vir!
As pessoas eleitas e indicadas foram instaladas em seus respectivos cargos pelo Pastor Sinodal e pelo Vice Pastor Sinodal, tendo sido chamadas para frente do altar. A nova diretoria, eleita na reunião do Conselho Sinodal de 26/11 foi instalada e assume no dia 1º de janeiro. Também foram nomeadas todas as pessoas que assumem novos cargos em 2023. A celebração encerrou com bênção conduzida pelo P. Dr. Mauro Batista de Souza.
Após o culto, as pessoas presentes se dirigiram até o Salão da OASE de Estância Velha para um momento de confraternização.