Dia de Ação de Graças pela Colheita é um dia em que demonstramos com gestos concretos que em nossa vida carecemos de Deus e dos irmãos e das irmãs.
A nossa colheita é dádiva de Deus. Celebrar o “Culto de Ação de Graças” é agradecer a Deus pelas suas dádivas, mas também nos lembra de todas as pessoas que trabalharam para que pudéssemos viver. Assim, nossas ofertas não têm um fim em nós mesmos, mas são direcionadas para famílias e entidades que precisam de nossos gestos de amor.
Essa foi a atitude de vários Departamentos da Comunidade de Nova Hartz e Araricá, que trouxeram suas ofertas diante do altar de Deus, durante o Culto de Ação de Graças pela Colheita. Nos dias que se seguiram essas ofertas foram entregues para famílias carentes da comunidade, para entidades como a Liga de Combate ao Câncer e Lar de Idosos. Também um terço do leilão na comunidade de Nova Hartz foi entregue para a APAE.
Essa iniciativa foi motivada pela reflexão trazida pela Equipe de Liturgia que participou do Seminário de Liturgia e Música do Sínodo Nordeste Gaúcho, que trabalhou na elaboração de uma Liturgia para Culto de Ação de Graças pela Colheita.
“Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo”
(Salmo 92.1).
Pa. Tânia Cristina Weimer