Ao iniciar o culto, o P. Gilmar Zacomelli lembrou que já estamos comemorando 505 anos da Reforma Luterana, pois foi em 31 de outubro de 1517 que Martim Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg. O culto teve a participação do grupo de canto da comunidade, “Amigos do Canto”, grupo esse que é coordenado por Rafael Tauchert.
Quem também participou do culto foi a pastora sinodal Tânia Cristina Weimer. A pastora Tânia fez a pregação a partir dos textos indicados para o Dia da Reforma neste ano de 2022: Mateus 10.26b-33 e Filipenses 2.12-13. Ainda no mesmo culto, realizou-se o sacramento do batismo, que foi conduzido pela pastora Tânia. Como ela já foi ministra na comunidade entre 2003 e 2014, a pastora foi convidada para realizar o batismo de duas crianças, cujos pais se tornaram seus amigos. O pai de uma das crianças foi seu confirmando.
A pastora Tânia ressaltou que Martim Lutero escrevia em sua mesa de trabalho as palavras “sou batizado”, lembrando desse maravilhoso presente recebido por Deus e que nos acompanha a vida inteira. Assim, a comunidade foi desafiada a viver diariamente o seu batismo e receber a salvação por graça e fé. Após os batismos, também aconteceu a benção aos aniversariantes de casamento, batismo, nascimento e foram entregues lembranças para os visitantes.