“Aprocheguem-se prendas e peões. Seja de a pé ou de tordilho. Com fatiota, pilcha, sem empecilho. Venham de todos os rincões. Tchê! Nesta semana lembramos que ninguém doma nossa esperança. Liberdade não se encilha. Porque galopa livre em nosso peito um coração farroupilha. Agradecemos ao Patrão Velho, por este encontro de euforia. Assim, desejamos um bom dia!”
Com estas palavras, a Comunidade Evangélica em Montenegro foi saudada e acolhida para sua celebração do Culto Gauchesco 2023. A partir de canções tradicionalistas, com letras cristãs, acompanhadas pelo grupo musical composto por membros da comunidade, todos entoaram louvor ao Patrão Velho. Declamações de poesias e orações foram conduzidas pela equipe litúrgica. A pregação da Palavra, a entrada dos símbolos da cultura gaúcha, o momento de silêncio em reflexão de solidariedade aos irmãos gaúchos atingidos pelas últimas cheias e a entrada do costelão assado emocionaram os participantes.
Após o culto celebrativo, a comunidade continuou reunida através da roda de chimarrão e do almoço comunitário com costelão.
“Foi um dia de muita alegria e festividade onde Deus foi engrandecido pela nossa amada tradição”, concluiu o P. Charles Werlich.
P. Charles Werlich