Nossa vida se constitui de uma infinidade de momentos. Muitos marcam significativamente a nossa vida. Relembrar e celebrar acontecimentos marcantes aponta para o fato de que nem tudo provém de nós, mas há presentes que nos são dados e que podem ser experienciados. A aliança do batismo feita por Deus, não vem de nossos caprichos ou meramente da compreensão das nossas tradições religiosas. Ela provém do amor incondicional de Deus dado aos seus filhos e filhas. Deus é um Deus que faz acontecer momentos impactantes em nossas vidas. Acolhe, presenteia-nos com o seu “sim”, e com a promessa de estar conosco todos os dias de nossa existência. Acolher este “sim” e poder celebrar esta iniciativa de Deus faz despertar a presença diária do Criador em nossa vida. Rememorar o batismo faz saber que a vida depende do que Deus fez e faz à nossa existência.
O batismo é uma iniciação à vida cristã. No propósito de experienciar e viver este sacramento, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Dois Irmãos celebrou, no culto do dia 26 de novembro, a rememoração de 10 anos de batismo de suas crianças. Organizado pela equipe Missão Criança, esta atividade foi planejada e executada por pessoas que disponibilizaram seus dons a serviço da obra do Senhor. Decoraram lindamente a igreja de acordo com o tema escolhido “vós sois a luz do mundo”, planejaram e desenvolveram a temática e organizaram uma confraternização ao final do culto. Durante o planejamento e execução dessa tarefa, essa equipe do Missão Criança se permitiu vivenciar um trabalho de construção conjunta que foi muito bonito, tornando-se mais um lindo aspecto desse evento!
O desenvolvimento do tema “vós sois a luz do mundo” se deu a partir da contação da história do profeta Elias (1 Reis 19). Elias vivenciou no decorrer da vida situações de escuridão, medo e aflição. Mesmo estando na caverna e no silêncio, ouve Deus falando com ele. Deus é a luz que ressignifica a vida deste profeta de tal forma, que continua a testemunhar o amor de Deus, sendo luz nos lugares mais conflitantes da existência humana. Relembrar que somos batizados é deixar-se irradiar pela luz de Cristo, ao mesmo tempo, brilhar em meio a escuridão deste mundo.
Durante o culto, as crianças foram presenteadas com pequenas lanternas e puderam entrar numa caverna montada na igreja para poderem imaginar as dificuldades de Elias e, através dessas vivências, serem motivadas a ser luz no mundo. Elas também receberam de presente um bloco de papel cuja capa contém o slogan “batizado sou, vocês são a luz do mundo” juntamente com um lápis multicolor, como incentivo para registrarem a sua história de vida a partir do amor de Deus selado no dia do seu batismo.
Um grupo de crianças ensaiou e apresentou canções, inclusive usando lanternas, para lembrar que somos convidados a levar a luz do Senhor e fazer ela brilhar!
A celebração foi finalizada com uma bela confraternização no pátio da igreja, com comes e bebes organizados pela equipe Missão Criança. Nossa gratidão a esta equipe que ajudou a ser luz juntamente com esta comunidade, através desta bela celebração.
P. Werner Kieffer