Neste ano, o Dia das Mães foi vivenciado de diferentes formas, por conta desta catástrofe que impactou muitas pessoas e causou muito estrago e sofrimento à população gaúcha. Inúmeras famílias ficaram desabrigadas, tendo que se alojar em abrigos. Lares carregados de alegrias e recordações ficaram alagados ou foram destruídos pela força das águas. Mães perderam filhos, filhas; filhos e filhas perderam suas mães.
Mas com o coração repleto de fé e esperança e na certeza de que Deus encherá a cada um e a cada uma de forças para seguir e reconstruir o que foi perdido, diversas Paróquias e Comunidades do Sínodo realizaram celebrações e homenagens às mães - mulheres tão importantes, fortes e resilientes!
Enaltecendo a família e a importância da união no lar, a Comunidade Canela realizou culto na manhã do último domingo. Já a Comunidade de Caxias do Sul criou um espaço especial para filhos e filhas tirarem fotos e criar belos registros com as mães.
A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Estância Velha celebrou nas suas comunidades o culto do Dia das Mães, contando com a participação de aproximadamente 270 pessoas. Na comunidade do Centro, teve batismo e homenagem das crianças para as mães e apresentação do coral; na comunidade do bairro Campo Grande, o grupo de louvor homenageou as mães no culto que teve Ceia do Senhor.
Na Paróquia da Feliz, também foi realizado o Culto de Dia das Mães. “Como uma mãe consola o filho, assim eu consolarei vocês, diz o Senhor.” Da mensagem do Profeta Isaías, veio o tema do Culto da manhã de domingo na Feliz. Muita gente não pôde comparecer, mas quem foi se uniu em oração e clamor por tudo o que estamos vivendo. Foi muito consolador esse encontro com Deus. A paróquia parabeniza o Coral, o Culto Infantil e a LELUT pelo empenho em preparar algo para as mães. Mesmo com tantas dificuldades, corações foram preenchidos de amor. Obrigado Deus pelo consolo, pelo colo, pela esperança. E agora seguimos firmes trabalhando para superar essa grande provação. Deus está conosco e nos reconstruirá de dentro para fora! Amém.
Na Paróquia de Linha Nova, na tarde de sábado, o grupo da OASE organizou o Café das Mães. Apesar da chuva, foi uma tarde de encontro, oração e solidariedade. O lucro desse café e as doações recebidas foram destinadas às vítimas das enchentes.Já no domingo, a ministra local, Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer realizou um culto em homenagem às mães.
Ainda com o templo impossibilitado de receber membros para os cultos por conta das enchentes, a Paróquia de Montenegro, neste ano, compartilhou uma mensagem às mães em formato de vídeo. O P. Charles Werlich trouxe uma palavra de reflexão. Confira o vídeo aqui:
https://www.facebook.com/luterana.mgo/videos/421562030814815
Já na Paróquia União em Montenegro o culto aconteceu de forma um pouco diferente: na noite de 11 de maio, celebrou-se o 1° Culto de Tomé na Comunidade Evangélica de Costa da Serra. Cada pessoa presente foi motivada a passar pelas estações e realizar sua oração de acordo com o tema de cada estação. Também foi realizado o culto das crianças no fundo da igreja, onde as crianças prepararam uma homenagem às mães. Celebrou-se a Ceia do Senhor e desejou-se a bênção de Deus sobre as mães. Cultos de Dia das Mães foram realizados, também em Farroupilha, Igrejinha, Ivoti, Padilha, Parobé, Comunidade Rincão dos Ilhéus em Estância Velha e Taquara.