De 27 a 29/10, ocorreu a formação e capacitação on-line com o Projeto Sócio-diaconal, vinculado à Paróquia de Três Coroas.
Este projeto, que trabalha com crianças e adolescentes com serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, em contraturno escolar, está se preparando para se tornar uma OSC - Organização da Sociedade Civil, com CNPJ próprio, o que permitirá captação de mobilização de recursos de outras fontes como editais de ampla concorrência de órgãos municipais, estaduais e federais, entre outros. Esta capacitação contou com a parceria entre o Sínodo Nordeste Gaúcho e a Rede de Diaconia da IECLB, vinculada à Fundação Luterana de Diaconia - FLD.
Na primeira noite, foi falado sobre a Política de Assistência. O tema foi abordado pela Assistente Social do Albergue Martim Lutero em Vitória, Nayara Rodrigues Bernardes.
Na segunda noite, trabalhou-se em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente. O tema foi explanado pelo diretor do Lar Padilha/ABEFI, Fernandes Vieira dos Santos.
O terceiro momento abordou o tema da diaconia e sua conceituação e foi trazido pelo Mestre em Teologia Rogério Aguiar.
A Coordenação de Diaconia do Sínodo salienta o quão importantes são estes momentos de formação, em que não apenas pessoas do projeto Criança Feliz participou, mas também pessoas que trabalham em outras instituições do município de Três Coroas e arredores. Enfatiza-se também a importância do vínculo da comunidade de fé local com o projeto, uma vez que a iniciativa nasce a partir de uma leitura diaconal do contexto, feita pela comunidade.