Com a participação de 58 jovens do Sínodo Nordeste Gaúcho e da pastora Sinodal Tânia Weimer, foi realizado o 23 Congrenaje, em Timbó, SC, reunido mais de 1.500 jovens de todo Brasil.
A programação iniciou na tarde do último domingo, dia 24, e teve como tema central “Pela Graça (não?) temos valor!”. A pregação de abertura foi dirigida pelo pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich que destacou a importância dos jovens e do partilhar de seu testemunho.
O coordenador do Conselho Nacional da Juventude Evangélica da IECLB, Rodolfo Fuchs, relembrou outras edições do Congrenaje e sublinhou as distâncias continentais que formam o Brasil. “Viemos de muitos lugares, somos formados por muitas culturas, de várias cores e realidades, porém, somos uma só igreja, fazemos parte de um só corpo. Estamos aqui com irmãos e irmãs de todo o mundo e reafirmamos que não somos separados por fronteiras geográficas. Somos cristãos brasileiros que lutamos pela dignidade das pessoas, vivemos em comunhão”.
Também participaram do 23º Congrenaje uma delegação de jovens estrangeiros, vindos de 21 países, de igrejas-irmãs da América Latina e Caribe, além de outros membros da Federação Luterana Mundial. Ao representar este grupo, a secretaria da Juventude da Federação, Caroline Bader, agradeceu pela oportunidade de poder compartilhar experiências. “Somos 145 igrejas cristãs luteranas na FLM. Algumas novas outras mais antigas; algumas pequenas outras enormes. Mas estamos convencidos que nenhuma igreja é tão grande ou autossuficiente que não precise das outras. Vocês, jovens, não são o futuro e sim o presente. Cada jovem pode e precisa ajudar a sua igreja”.