O Rev. Dr. Musa Panti Filibus, Arcebispo da Igreja Luterana de Cristo na Nigéria (LCCN), foi eleito Presidente da Federação Luterana Mundial (FLM) durante a XII Assembleia da Federação, que ocorre entre 10 e 16 maio de 2017, em Windhoek, capital da Namíbia, sob o tema “Libertos pela graça de Deus”. O Rev. Filibus, eleito na primeira votação, com 274 de 303 votos, é a 13ª pessoa e o segundo líder da Igreja da África a ocupar o cargo desde que a FLM foi fundada, em 1947.
Dirigindo-se aos Delegados e às Delegadas da XII Assembleia da FLM, após a sua nomeação, em 12 de maio, o Rev. Filibus reafirmou a comunhão, a missão, a justiça de gênero e a diaconia, destacando questões da juventude na Igreja e inter-religiosas para a paz e a justiça como prioridades.
O Presidente recém-eleito, atuou, de 2002 a 2010, como Secretário de Área para África no Departamento de Missão e Desenvolvimento (DMD), acompanhando Igrejas-membro na África em várias áreas dos seus Ministérios. Nomeado Diretor da DMD em 2010, o Rev. Filibus, em 2013, aceitou o chamado para servir como Bispo da Diocese Mayo Belwa da LCCN. Em 2016, foi eleito para servir como Arcebispo da Igreja.
O Rev. Dr. Musa Panti Filibus, de 57 anos, foi ordenado Pastor em 1994. Estudou Teologia na Nigéria e nos Estados Unidos, onde obteve um Doutorado em Teologia. Ele e a sua esposa, Rev. Ruth Filibus, têm três filhos.
O novo Presidente da FLM, Arcebispo Musa Filibus, sucederá o Bispo Munib Younan, da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e Terra Santa, eleito na XI Assembleia, realizada em 2010, em Stuttgart, na Alemanha. O primeiro Presidente da FLM da África foi o Bispo Josiah Kibira, da Igreja Evangélica Luterana da Tanzânia, que serviu de 1977 a 1984.
Para saber mais sobre a FLM e a XII Assembleia, clique aqui.