A XII Assembleia da Federação Luterana Mundial (FLM), que ocorre entre 10 e 16 maio de 2017, em Windhoek, capital da Namíbia, na África, tem uma agenda repleta de desafios e temas para reflexão. Participam do evento, que tem como tema “Libertos pela graça de Deus”, cerca de 800 Delegados e Delegadas, incluindo 373 procedentes das 145 Igrejas membro, presentes em 98 países.
As Igrejas anfitriãs da Assembleia, a Igreja Evangélica Luterana na República da Namíbia, a Igreja Evangélica Luterana na Namíbia e Igreja Evangélica Luterana na Namíbia - German Evangelical Lutheran Church, reúnem cerca de 1,2 milhões de pessoas. As três Igrejas unem as suas forças sob a bandeira do Conselho de Igrejas Unidas - Igrejas Evangélicas Luteranas da Namíbia, por meio do qual colaboram para promover a unidade da Igreja no país.
As Assembleias são marcos na vida da FLM, devido às análises e definições sobre políticas e atividades da Federação. Ocorrendo a cada seis ou sete anos, entre as funções das Assembleias está eleger o Presidente e o Conselho. A Assembleia também é responsável pela Constituição e pelos Estatutos da FLM, bem como pela direção dos trabalhos da Federação e avaliação dos Relatórios do Presidente, do Secretário-Geral e da Comissão de Finanças. A Assembleia abre espaços, ainda, para celebrações, testemunho e momentos de partilha sobre questões comuns a toda às Igrejas.
A XII Assembleia é realizada em 2017, quando a Comunhão Luterana comemora o Jubileu da Reforma. O tema, Libertos pela Graça de Deus, chama a atenção para duas ideias centrais da Teologia Luterana: a prevalência da graça de Deus quando se trata de justificação e o dom da liberdade que resulta da ação transformadora de Deus. Três subtemas desenvolvem o tema principal: “Os seres humanos não estão à venda”, “A salvação não está à venda” e a “Criação não está à venda”.
Entre as atividades da XII Assembleia, estão previstas as falas do Presidente da FLM, Bispo Munib Younan, do Secretário Geral, Rev. Dr. Martin Junge, e da Presidente da Comissão de Finanças, Christina Jackson-Skelton, além de uma exposição sobre o tema da Assembleia, feita pelo Dr. Denis Mukwege, fundador do Hospital Panzi em Bukavu, no Congo (desde 1999, o Dr. Mukwege e a sua equipe cuidaram de mais de 30 mil sobreviventes de violência sexual).
A IECLB participa da XII Assembleia da FLM com uma Delegação de quatro pessoas: P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, Pa. Ma. Marcia Blasi, Pa. Cibele Kuss e Martha Regina Maas. O jovem Eduardo Borchardt participa como Voluntário.
Para ver mais fotos da XII Assembleia, clique aqui!
Para saber mais sobre a FLM e a XII Assembleia, clique aqui.