Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Viva o Ecumenismo!

04/03/2021

 

Chamamos de “ecumenismo” todos os diálogos, celebrações e ações conjuntas com outras denominações cristãs. Mas, também existem possibilidades de diálogos e ações “inter-religiosas” com religiões não-cristãs. Minha primeira experiência ecumênica aconteceu com os meninos da vizinhança em Santa Rosa, quando “discutíamos” religião. Cada qual pouco sabia, mas defendia com “unhas e dentes” a sua fé. Tal hábito muitos adultos ainda não perderam. A medida em que o tempo foi passando, descobri que, além de católicos (meus vizinhos), havia crentes, batistas e sabatistas. Na minha infância e adolescência, o rol de religiões acabava por aí. Quando entrei na Teologia, o leque se abriu. Na cadeira de Ciências da Religião com o professor holandês André Droogers, as aulas teóricas nos levavam ao campo da prática. Antes de se julgar “dono da verdade” e criticar os outros, era preciso conhecer e entender a lógica de cada fé. Somente assim consegui compreender um pouco melhor as minhas vizinhas em Canoas que eram umbandistas. Depois, no ministério, dialoguei e passei a conviver com católicos e evangélicos, dos tradicionais aos neopentecostais. Em Brasília, tive ricas experiências com ortodoxos através do CONIC. Como professor de liturgia (FLT), tive a grata oportunidade de acompanhar alunos à sinagoga e mesquita em Curitiba. Como cristãos, nesta semana, somos convidados a celebrar o Dia Mundial de Oração com outras denominações cristãs. Mesmo com as restrições do COVID, procure descobrir onde ocorre o DMO em sua cidade ou pela internet. Participe com cuidado e alegria. É sempre uma rica oportunidade de respeito, comunhão e crescimento.


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Ecumene
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 61351

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br