Olá, a Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Eu sou Evelyne Regina Goebel, Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na Paróquia Sul de Curitiba.
O tema de hoje é: Comunidade e diálogo, e o texto bíblico que nos orienta é Gênesis 37.14 que diz: Jacó disse a José: Vá lá e veja se os seus irmãos e os animais vão bem e me traga notícias.
Quando lemos Gn, entendemos que esperamos sempre por notícias, e que sejam sempre boas. Jacó enviou seu filho preferido para ir ver seus irmãos mais velhos, que estavam cuidando do gado nos campos. Sabemos que ao chegar lá, José foi jogado num buraco e depois vendido como escravo. E a notícia que Jacó recebeu, nenhum pai e mãe querem ouvir. Os irmãos enciumados, inventaram uma Fake News, numa notícia falsa.
Por isso te convido a refletir comigo: como você recebe as notícias? Acredita em todas e logo a passa adiante?
Conta-se que certa vez Sócrates foi questionado sobre esse assunto. E ele orientou para usar a padrão das três peneiras, sempre que contarmos algo.
A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama e a reputação de alguém? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
E você como você se comunica? Com a verdade, bondade e necessidade?
Oremos:
Pai de Amor. Rogamos para que sejamos pessoas pacientes e cuidadosas em nossas falas e diálogos. Amém!