Visão de Igreja e Missão 2030 é o tema da V Consulta Global de Igrejas Parceiras da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia (OMEL), com realização de 21 a 28 de abril de 2018, em Porto Alegre/RS, com a participação de, aproximadamente, 35 pessoas, representando Igrejas da África, Ásia, América Latina e Europa.
O Tema IV da Consulta, Incidência - em busca de soluções estratégicas e de longo prazo, foi desenvolvido após a Devocional matutina, realizada na Sede Nacional da IECLB, que hospeda o evento. O enfoque esteve no compromisso com a paz, a justiça e a integridade da Criação, que acentua o direito à vida boa para todas as pessoas, portanto, vida em abundância (Jo 10.10). Como também está expresso no preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, o reconhecimento da dignidade e de direitos iguais e inalienáveis para todos é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz. Isso se reflete no testemunho bíblico do ser humano ser imagem de Deus (Gn 1.27), o que tem a sua expressão prática no duplo Mandamento do amor: Ama o teu próximo como a ti mesmo (Gl 5.14).
O objetivo da incidência é a defesa dos Direitos Humanos fundamentais e a sua validade para todos os seres humanos. Em termos práticos, trata-se de visualizar estruturas, atores e modos de ação que restringem as chances para o desenvolvimento e fazem persistir ou criar pobreza. Missão libertadora significa que o trabalho de caridade deve ser complementado por ações de incidência e trabalho por justiça social e ser entendido como elemento integral da missão. Missão libertadora não olha somente para benefícios imediatos ou de curto prazo, mas atua também em busca de soluções estratégicas e de longo prazo.
Principais questões trabalhadas pelo grupo: Onde Igrejas defendem pessoas e elevam a sua voz publicamente em favor dos que não tem voz?, Onde Igrejas voltam a sua atenção e influenciam a opinião publica e as decisões políticas relacionadas com a paz, a justiça e a preservação da Criação? e Como as Igrejas parceiras estão lidando as restrições impostas a organizações da sociedade civil e atores internacionais?
Os Painéis foram desenvolvidos pelo Jorn. Marco Aurelio Weissheimer, a Jorn. Cristina Pozzobon, ambos ativistas de Direitos Humanos, e o P. Carlos Eduardo Müller Bock, Diretor Executivo da Associação Beneficente Floresta Imperial (Abefi).
À tarde, foram visitados os seguintes Projetos diaconais acompanhados pela IECLB: Grupo 1 - Associação Beneficente Floresta Imperial (Abefi), em Novo Hamburgo/RS, Grupo 2 - Associação Evangélica de Ação Social (Aevas-Cecrife), em Novo Hamburgo/RS e Grupo 3 - Instituição de Educação Infantil e Assistência Social Eugênia Conte, em Porto Alegre.
As Igrejas parceiras da OMEL são membros da comunhão luterana expressa pela Federação Luterana Mundial (FLM). Ao reunir representantes de Igrejas Luteranas de diversos contextos, a Consulta espera construir uma base comum para projetos, apoio mútuo e possibilidades de acompanhamento e aprendizado. Trata-se, portanto, de uma plataforma de intercâmbio de boas experiências e mútuo aprendizado visando a fortalecer as Igrejas para melhor participar na Missão de Deus no mundo.
Na sexta-feira, último dia do encontro, haverá leitura da proposta das resoluções, bem como avaliação da Consulta. À tarde, um Culto, celebrado na Igreja da Reconciliação, encerrará as atividades da V Consulta Global de Igrejas Parceiras da OMEL.