Visão de Igreja e Missão 2030 é o tema da V Consulta Global de Igrejas Parceiras da Obra Missionária Evangélica Luterana na Baixa Saxônia (OMEL), com realização de 21 a 28 de abril de 2018, em Porto Alegre/RS, com a participação de, aproximadamente, 35 pessoas, representando Igrejas da África, Ásia, América Latina e Europa.
O Tema II da Consulta, Diversidade na Igreja e na Sociedade, foi desenvolvido após a Devocional matutina, realizada na Sede Nacional da IECLB, que hospeda o evento. O grupo avaliou diferenças na sociedade relativas a gênero, etnias, religiões, orientações sexuais, pessoas idosas e pessoas com necessidades especiais. Nessa perspectiva, observou o desafio, especialmente para as Igrejas, de proporcionar que diferentes culturas e identidades possam coexistir e, assim, criar uma cultura não-discriminatória, na qual todas as pessoas tenham os mesmos direitos. Nesta reflexão, as perguntas norteadoras foram: Há espaços em nossas Igrejas para praticar uma cultura de inclusão e boas-vindas? e Como podemos desenhar uma Igreja 2030, em que a diversidade não mais será discutida como controvérsia, mas será celebrada conjuntamente?
Os Painéis foram conduzidos pela Pa. Carmen Michel Siegle, Coordenadora de Gênero Gerações e Etnias da IECLB, e pelo Prof. P. Dr. Rudolf von Sinner, Professor na Faculdades EST.
À tarde, divididos em três grupos, as pessoas participantes da Consulta visitaram projetos diaconais acompanhados pela IECLB: Grupo 1 - Economia Solidária, em Porto Alegre, Grupo 2 - Cooperativa Popular de Reciclagem (Cooprevive), em Sapucaia do Sul e Grupo 3 - Programa de Apoio a Meninas e Meninos (Proame), em São Leopoldo/RS.
As Igrejas parceiras da OMEL são membros da comunhão luterana expressa pela Federação Luterana Mundial (FLM). Ao reunir representantes de Igrejas Luteranas de diversos contextos, a Consulta espera construir uma base comum para projetos, apoio mútuo e possibilidades de acompanhamento e aprendizado. Trata-se, portanto, de uma plataforma de intercâmbio de boas experiências e mútuo aprendizado visando a fortalecer as Igrejas para melhor participar na Missão de Deus no mundo.
Para a quarta-feira, está prevista a abordagem do Tema III: Crer e aceitar expressões de fé de outros (Coexistência em contextos ecumênicos e multirreligiosos). A reflexão sobre o Tema III vai considerar o aspecto que viver em contextos caracterizados por diversidade e pluralismo de religiões é uma realidade em todo o mundo. Os novos conflitos surgidos nos últimos cinco anos mostram crescentes tensões e violência causados por diferentes identidades políticas, religiosas e culturais. Estes conflitos requerem uma nova abordagem construtiva e positiva capaz de lidar com diversidades, portanto também novos modelos de diálogo e encontro, que promovam paz sustentável, justiça e integridade da Criação para as futuras gerações. As questões centrais são: A coexistência pode ter êxito? Há diálogo entre diferentes Comunidades religiosas em um contexto de forte pluralismo, isto é, com capacidade de aceitar diversidade? As Igrejas podem afirmar que são abertas, buscam o diálogo e aceitam uma variedade de ‘missões’ ou o próprio conceito de missão é contraproducente nestes contextos?
Os Painéis serão com a Pa. Romi Marcia Bencke, Secretária Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), o P. Luis Henrique Sievers, Ministro na Paróquia de Lajeado/RS, e o Bispo Humberto Maiztegui, da Igreja Anglicana.
Serão visitados os seguintes Projetos diaconais acompanhados pela IECLB: Grupo 1 - Comunidade Quilombola, Grupo 2 - Associação de Imigrantes Senegaleses e Grupo 3 - Comunidade Indígena, todos em Porto Alegre.
Para mais informações sobre a V Consulta, clique aqui.
Créditos das fotos
Grupo 1 - Jorn. Christoph Ernesti
Grupo 2 - Jorn. Mariani Tauchert
Grupo 3 - P. Michael Thiel