UMA VISITA ESPECIAL!
Na tarde da última segunda-feira (21/06/2021) o Pastor vice-sinodal Sidney Retz e o Pastor sinodal Ismar Schiefelbein foram recebidos na sede da AEBES. Fomos carinhosamente recebidos para um diálogo pelo P. Rodrigo André Seidel (presidente da AEBES), pela senhora Sirlene Motta de Carvalho (Superintendente da AEBES) e pelo senhor Ricardo Ewald (diretor de relações institucionais) que nos apresentaram o trabalho que a ABES realiza, o projeto de construção da Unidade de tratamento do câncer (UNACON), e as possibilidades de contribuirmos para o trabalho do Hospital Evangélico.
Agradecemos a oportunidade concedida e a atenção que nos foi dispensada. Rogamos que Deus abençoe o trabalho realizado pela AEBES e, de modo especial, a vida das pessoas que se colocam a serviço desta importante instituição.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA AEBES
Comovidos com o estado de vulnerabilidade social em que se encontravam moradores dos bairros: Alecrim, Santa Rita e Primeiro de Maio, em Vila Velha, um grupo de pessoas cristãs se uniu com o propósito de oferecer um serviço de assistência médica de qualidade a esta população carente. Nesse intuito, no ano de 1956, surgiu a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense – AEBES, formada pelas igrejas: Batista, Casa de Oração, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Metodista, Presbiteriana do Brasil e Presbiteriana Unida. A primeira empreitada foi levantar recursos para a edificação de um hospital na região. Os recursos foram sendo buscados em diferentes fontes: Doações das igrejas instituidoras, parceria com poder público e também da Central Evangélica da Alemanha. Ou seja, nossa igreja teve importante papel na edificação desta obra. A obra a que nos referimos é o Hospital Evangélico de Vila Velha, inaugurado em 1972.
Atualmente, a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense (AEBES), administra quatro unidades hospitalares: o Hospital Evangélico de Vila Velha, unidade própria da AEBES; a Maternidade Municipal de Cariacica, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra (maior hospital público do ES) e o Hospital de Urgência e Emergência (São Lucas, em Vitória).