As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do
Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.
Textos bíblicos:
Gn 17,1-8 |
Teu nome será Abraão, pois te concederei tornar-te o Pai de uma multidão de nações. |
Sl 145,8-12 | O Senhor é benevolente e misericordioso, lento na cólera e de grande fidelidade. |
Rm 10,14-15 | E como creriam nele, sem o terem ouvido? |
Mt 13,3-9 |
Outras sementes caíram na terra boa e deram fruto, uma cem, outra sessenta, outra trinta por um. |
Comentários:
As reflexões que seguem foram inspiradas pelos produtores de Vertikale, programa cristão do domingo de manhã. A permanência desta voz cristã na televisão nacional letã constituiu um verdadeiro desafio. Os produtores tiraram o seguinte ensinamento: É somente aprendendo a reconhecer os outros cristãos como irmãos que podemos ousar levar a Palavra de Deus no espaço público.
No mundo de hoje, nossos lugares de vida são mais do que nunca inundados de palavras : não mais somente de nossas próprias conversações, mas pela televisão, a rádio, e agora pelas redes sociais. Estas palavras tem o poder de construir e de destruir. Uma grande parte deste oceano de palavras parece inútil: é mais insignificante do que construtor de valores.
A gente pode se afogar nesta imensidão desprovida de sentido. Mas nós ouvimos uma palavra de salvação; ela nos foi lançada como uma boia salva-vidas. Ela nos chama à comunhão, e nos convida a nos unirmos a todos aqueles que também a ouviram. Outrora, nós não éramos um povo, mas agora nós somos o povo de Deus.
Mais ainda: somos um povo de sacerdotes. Se nossas palavras se unirem àquelas das outras pessoas que tem acolhido a sua Palavra, então elas não são mais simples gotas perdidas no oceano. Dispomos então de uma palavra poderosa a dizer. Na unidade, podemos afirmar com poder: Yeshua – Deus salva.