UM EXEMPLO A SER SEGUIDO NA PARCERIA RIO-SCHWEINFURT
Quando o Pastor Decano Oliver Bruckmann se dirigiu à Sra. Renate Käser dizendo que ela era uma instituição, certamente não exagerou. Ele, e nós parceiros das Comunidade do Rio de Janeiro, sabemos exatamente o que estava dizendo, pelo significado absolutamente esplêndido do trabalho desta pedagoga alemã em favor da Parceria Rio-Schweinfurt. Você merece o nosso grande reconhecimento e agradecimento por tantas coisas nos últimos 20 anos, completou o Pastor Bruckmann.
Os cuidados para com a parceria entre a Comunidade Luterana do Rio de Janeiro e o Decanato de Schweinfurt aconteceram conjuntamente com a Pa. Christhild Grafe, hoje atuando na Colômbia. Grafe era a pastora missionária responsável por esta Parceria e hoje está substituída pela Pastora Grit Plößel.
A parceria com as Paróquias no Rio de Janeiro acontece há mais de 30 anos. Pessoas cristãs destas duas regiões se sentem conectadas umas às outras em uma comunidade - isso é claramente demonstrado por essa parceria de longa data. Muitas visitas mútuas aprofundaram a amizade e a compreensão mútua.
Além disso, o Decanato de Schweinfurt apoia a creche Bom Samaritano, que cuida de 100 crianças em necessidade na região de Ipanema. Educação, nutrição e saúde das crianças, mas também o apoio das famílias por meio de aconselhamento, são praticados na Creche. As doações para este projeto ainda são necessárias com urgência - sem o apoio da Alemanha, essa forma de assistência dificilmente seria possível.
Conforme informado ainda no site schweinfurt-evangelisch.de, a página oficial do decanato, o sucessor de Renate Käser, o Sr. Bernd Lemmerich - juntamente com Grit Plößel, a nova pastoral missionária do Decanato - seguem os passos da que se despede nesta linda celebração do dia 23 de setembro.. Seu coração está apegado à parceria e ele também é um líder de igreja com longa experiência.
Ao seu lado estão dois adjuntos: Julian-Alexander Bauer, ex-presidente da Juventude Evangélica. É, ao seu jeito, uma instituição semelhante a Renate Käser. É bom que também a juventude e o seu novo cargo no Comitê Executivo da Evangelischer Bildungswerk, agora também a educação de adultos, estejam mais fortemente fundidos na parceria.
A terceira do grupo, Christa Müller, também tem muita experiência com crianças através do trabalho de Escoteiros em Niederwerrn -e isto irá certamente beneficiar o trabalho conjunto para e com a Creche Bom Samaritano no Rio.
NA PARÓQUIA MARTIN LUTHER aconteceu também, a exemplo das demais Paróquias da Comunidade do Rio de Janeiro, um momento de intercessão no Culto do dia 29.9. Intercedemos especialmente pela nova condução desta Parceria de mais de 30 anos, que começou visando o auxílio para a manutenção da Creche Bom Samaritano, na Paróquia do mesmo nome no bairro de Ipanema-RJ.
Em nosso culto projetamos várias fotografias que nos fizeram recordar de momentos marcantes da Parceria Rio-SW e fizemos tornar conhecidas estas novas pessoas que caminharão conosco doravante.