Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Um Dia Mundial de Oração?

09/03/2015

Um Dia Mundial de Oração?

CARLOS ARTHUR DREHER

Na verdade, a oração não deveria ter um dia, mesmo que mundial. Não se pode reduzir a um dia algo que é essencial para vida de quem crê. Todo dia, e cada dia, é dia de oração. Não obstante, o Dia Mundial de Oração tem uma origem. Mulheres cristãs, originalmente dos Estados Unidos c do Canadá, iniciaram, desde 1812, a motivar outras mulheres para orarem pelas missões estrangeiras. O movimento cresceu, e, 100 anos depois, em 1912, convocou-se um Dia Mundial de Oração pelas missões estrangeiras.

Desde seu início, o movimento foi interdenominacional. Em 1968, fixou-se a primeira sexta-feira de março como data oficial para celebração do Dia Mundial de Oração, curiosamente tão próxima da comemoração do Dia Internacional da Mulher. A cada ano, mulheres de um determinado pais elaboram a liturgia para a celebração deste dia. Neste ano, o material foi elaborado por mulheres das Bahamas com o tema: Jesus disse: Vocês entenderam o que eu fiz? (10 13.12). Desde criança fui levado por minha mãe a participar da celebração desta data. A Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas de minha comunidade de origem, em Montenegro, jamais deixou esta data passar em branco. Na verdade, numa família em que a oração fazia parte do dia a dia - antes e depois das refeições, bem como antes de dormir, quando minha mãe vinha tomar nossas orações, além, ainda, no início e no fim das aulas em nossa escola evangélica - nem seria necessário celebrar um dia de oração. Oração fazia parte de nossas vidas, diariamente.

Aquele dia, no entanto, nas fazia lembrar a importância da oração na vida de quem crê em Jesus Cristo. Afinal, orar é conversar com Deus. É colocar-se diante dele, mesmo que em silêncio, para agradecer e pedir, principalmente pelas necessidades de outras pessoas. Há tanto para agradecer! A vida, o alimento, o abrigo, as pessoas que amamos com maior ou com menor intensidade, a amizade, a beleza da natureza criada por Deus - e a lista é interminável - todas estas coisas são dádivas de Deus.

E há tanto que pedir pelas pessoas que sofrem! Pessoas doentes, à beira da morte, pessoas enlutadas, pessoas encarceradas, pessoas famintas - também aqui a lista é interminável. E todas estas pessoas, além dos animais e dos vegetais, carecem do amor e da proteção de Deus. Podemos orar por eles. É claro, esta é a visão de quem crê. Oração faz parte da vida de fé, e não pode resumir-se a um único dia. Por isto um Dia Mundial da Oração.

Carlos Arthur Dreher é doutor em Teologia e especialista no Antigo Testamento

Publicado em: Vale do Sinos. (São Leopoldo/RS) 09/03/2015
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br