Paz e Bem! A Palavra de Deus fala com você através da CF de 2021
Tema da CF 2021: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
Lema: CF. 2021: “Cristo é nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” Ef. 2,14
Eu sou Alceu José Facco e eu sou Karla Viana da Igreja católica, do CEBI Curitiba (centro de estudos bíblicos ecumênico de Curitiba)
A Palavra de Deus que nos ilumina é da carta de S. Paulo aos Romanos cap. 14 vers. 8 “Por que se vivemos é para o Senhor que vivemos, e se morremos é para o Senhor que morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. Com efeito, Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos” – Rm14, 8-9.
Vivemos um momento ímpar, aonde seres humanos tentam desumanizar a vida, o direito, a igualdade, a dignidade e a partilha. Senhores todos poderosos que querem determinar o próprio proceder de Deus.
Se quisermos viver para Deus conforme a Palavra, não temos o direito de ser pessoas de má conduta, de comportamento dúbio. Têm pessoas que na comunidade se portam como dignos de todo o respeito mas no dia a dia são malvados e perversos com seus semelhantes.
O bom cristão deve imitar seu mestre em todos os momentos, diante de todas e quaisquer circunstâncias.
Se vivemos para o Senhor também devemos ter a coragem de dar a vida por Ele. Isso implica em aprender a ver o rosto de Deus que se revela em todos os seus filhos e na sua criação.
O universo é uma unidade perfeita e assim deve ser visto e respeitado. Tudo que eu destruir para “facilitar” a vida do outro é um ato contra o Criador e um desrespeito com as gerações futuras.
Os equívocos começam quando nos comportamos de forma diferenciada num e noutro lugar, ou dependendo da situação. Não se espera de ninguém perfeição de vida, pois isso é mesmo impossível, contudo, um pouco de coerência é mais do que adequado e faz muito bem e Deus e o meio ambiente agradecem.
A Bíblia Sagrada é a Palavra Viva de Deus, que “fala” conosco de várias maneiras, mas quer de nós uma coerência dentro e fora do templo.
É importante frisar, no entanto, que quer vivamos quer morramos, bem, que seja em Cristo Jesus. Significa dizer, também, que seja lá o que façamos, pois, que façamos sempre observando a vontade e o ensino de Deus Pai. Em tudo honrando e dando glórias ao Senhor, companheiro de todas as nossas jornadas. Nós não somos perfeitos, mesmo assim essa deve ser a meta diária a ser buscada. Nós devemos “respirar” Deus, isto é, sermos quem somos, perante o Pai, em todas as coisas, ocasiões e momentos. Ou, simplesmente: devemos ser autênticos e transparentes, sempre, e não uma farsa, como muitos daqueles que de dentro da Igreja atacam a própria Igreja. É difícil viver para o Senhor? Sim, mas é possível e deve ser desejado, pois todo esforço, nesse bom sentido, nos será recompensado, certamente. Vivamos por Deus, porque somos Dele. Amém.