Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

SOUC-2014 - Celebrando a União

Joinville - Comunidade Nossa Senhora Aparecida

03/06/2014

SOUC.03-06-2014.a
SOUC.03-06-2014.b
SOUC.03-06-2914.c
SOUC.03-06-2014.d
SOUC.03-06-2014.e.
SOUC.03-06-2014.f.
SOUC.03-06-2014.g.
SOUC.03-06-2014.h
SOUC.03-06-2014.i
SOUC.03-06-2014.j.
SOUC.03-06-2014.l.
1 | 1
Ampliar

Numa tarde de maio, o telefone de nossa casa toca. Do outro lado da linha, o pastor Marcos Aurélio de Oliveira, da vizinha Paróquia dos Apóstolos, da Comunidade Evangélica de Joinville (CEJ), me diz mais ou menos assim: “Fomos convidados pelos católicos da Paróquia Santo Antônio para realizar uma celebração ecumênica. É da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Naquela data, eu já estarei em outra celebração. Você não gostaria de aceitar o convite? Afinal, a Santo Antônio é vizinha da São Mateus...” Na hora, respondi que gostaria, mas precisava fazer alguns remanejamentos na agenda. Uns dois ou três dias depois, disse que se poderia contar conosco. Seria muito bom o povo luterano e católico, dos bairros Bom Retiro e Santo Antônio, da cidade de Joinville/SC, estreitarem seus laços de comunhão. O culto ecumênico ocorreria na noite de 03 de junho, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Embora tivéssemos pouco tempo, conseguimos mobilizar um grupo de pessoas da nossa Paróquia que se dispôs a ajudar. Gente para entrar com o cartaz alusivo à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, as velas, a Bíblia e o pão, bem como para ler o Salmo indicado. O diácono Adalberto, da Igreja Católica, e eu, conduzimos a liturgia e trouxemos mensagens, baseadas no Evangelho de Marcos e no livro do profeta Isaías, respectivamente. O foco foi que a união com Deus nos leva à comunhão com o próximo. Porém, isso começa na nossa casa, seja o lar ou a Comunidade de fé.

Especial, também, foi o momento dos abraços e de nos saudarmos mutuamente, para logo depois partirmos o pão com todos os presentes. Gesto que simboliza nossa unidade em Cristo, superando nossas diferenças de doutrina e de jeito de ser.

O ambiente estava muito bom! A acolhida de nossos irmãos e irmãs católicos foi muito calorosa, contrastando com o friozinho lá fora. Na volta para casa, minha esposa e eu comentamos como aquele povo tinha uma reverência pelo ambiente da Igreja e pelo que acontecia lá dentro...

Cremos que esta celebração ajudou a estreitarmos nossos laços de comunhão. Mas ela não deveria ficar reduzida a isso. Outras oportunidades de celebrar e de servir conjuntamente ao Trino Deus, seja com católicos ou irmãos e irmãs de outras Igrejas, podem e devem ser buscadas.
 

Leia também:
SOUC em Caçador
SOUC-2014 - Celebrando a União - Joinville
SOUC-2014 - Celebração em Rio Negro/Mafra
SOUC-2014 - Celebração Ecumênica em Rio das Antas
SOUC 2014 - Programação em Joinville

 

Veja mais sobre a SOUC-2014
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 2014

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
PROGRAMAÇÃO da SOUC 2014.pdf


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br