A Reforma Protestante completa, em 2017, 500 anos. Para comemorar esse marco na história da Igreja Cristã, o vereador Celso Andreon realizou Sessão Especial na noite do dia 17 de outubro, terça-feira. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Cariacica e contou com a participação de membros da Igreja Metodista, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e da Igreja Católica.
A sessão foi iniciada com uma bela apresentação do Coral Esperança, da Igreja Luterana de São Geraldo. Em seguida, os componentes da mesa fizeram suas explanações a respeito do tema. O Padre Paulo Sérgio Vaillant relembrou parte da história da igreja, citando o Cisma do Oriente, que levou a Igreja Católica a se dividir. “A Reforma Protestante é, antes de tudo, um fato histórico de grande relevância para todo o Cristianismo, principalmente em relação à Igreja Católica Romana e Ortodoxa, que tinha a primazia na interpretação da Bíblia, na revelação de Deus e da Fé”. O Padre também destacou a importância do ecumenismo e da unidade dos cristãos.
Em seguida, o Pastor Martinho Carlos Fach destacou a contribuição de Lutero para as gerações futuras. “Não temos o intuito de endeusar Lutero, até porque ele sempre se considerou um dos piores pecadores. Queremos ressaltar o legado que ele deixou, não apenas na religião, mas também na educação, ao traduzir a Bíblia do original hebraico e grego para o alemão. Na política, quando Lutero procura mostrar que nosso Deus governa os seus dois reinos. Na direita a igreja, e na esquerda o Estado por meio das autoridades, pois assim como Paulo, ele acredita que toda autoridade é instituída por Deus”.
A Pastora Rosangela Stange destacou o engajamento da Igreja Luterana no âmbito do conhecimento. “Nós somos uma Igreja marcada por uma teologia comprometida com a liberdade cristã e que se mostra na sua responsabilidade com a Educação. Além da formação religiosa, quando chegou ao Espírito Santo, a Igreja se preocupava com a formação básica das famílias. A Igreja Luterana ofereceu um espaço de formação para capacitação de lideranças, facilitando o acesso à educação, buscando formação ética profissional por meio de uma educação libertadora, humanitária e questionadora”.
O vereador Celso, em sua fala, deixou uma mensagem de esperança. “A homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho e, também, de motivar as pessoas a continuarem desempenhando suas tarefas. Somos frutos do ontem, e quando entendemos isso, precisamos nos perguntar o que estamos deixando para as gerações futuras. Para reconhecer nosso papel histórico, é preciso mergulhar profundamente na palavra de Deus, para que a Palavra possa servir de inspiração para que possamos mudar a nossa realidade, onde a face humana está desfigurada. Nós, pessoas de Fé, somos por excelência o povo da esperança. Que possamos escrever uma linda história para as gerações futuras”.
Em seguida foram entregue as homenagens, em forma de moção de congratulação.
Cidadã Cariaciquense
A Pastora Rosangela também recebeu, das mãos do vereador Celso Andreon, uma placa que garante a ela o Título de Cidadã Cariaciquense. Essa homenagem é entregue a todas as pessoas que não nasceram em Cariacica, mas desempenham papel importante na cidade. O título, geralmente, é entregue em sessão no mês de junho, em comemoração ao aniversário de Cariacica. A Pastora Rosangela não pôde estar presente, por isso, recebeu na sessão dessa terça-feira.
Veja o vídeo da sessão especial na Midiateca.