Aconteceu ontem (19) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Glória, uma celebração da Semana de Oração Pela Unidade Cristã SOUC 2015 que acontece de 17 à 24 de maio. Católicos e Luteranos celebraram a unidade e refletiram sobre a intolerância religiosa, proposta no texto-base deste ano com o tema “Dá-me um pouco da Tua água”. De acordo com o Pastor da Paróquia Cristo Redentor da Igreja Evangélica de Confissão Luteranan no Brasil (IECLB), Osvald Doege viver em unidade é a vontade do próprio Cristo e o diálogo entre as denominações é indispensável na atual conjuntura em que se encontra a sociedade.
Um poço construindo no altar é o símbolo da gratidão e a comunidade leva jarras de água para enchê-lo, fazendo memória da vida. A celebração foi animada com canções ecumênicas cantadas pelos corais das duas denominações. Uma mística motivou a assembleia a entregar e receber um pouco de água lembrando o texto da Samaritana em João 4, 7 e a necessidade humana de viver em comunhão.
O pároco da Nossa Senhora de Fátima, padre Fernando Barauna, fez memória do relacionamento ecumênico que existe no bairro desde a fundação da paróquia, há mais de 50 anos, ressaltando a alegria de receber os irmãos Luteranos e concretizar cada dia mais a unidade. Para encerrar o encontro uma sopa foi servida como partilha no galpão anexo a paróquia.
Outras celebrações em memória da SOUC 2015 estão acontecendo durante a semana. O encerramento será no dia 24 de maio, às 19 na Paróquia da IECLB do Boa Vista, Cristo Libertador – Rua Célia Maria Pereira Guerreiro, 123.
Lizandra Carpes
Jornalista (MTE 04979 – SC)
Fonte: Koinonia Joinville