A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos quer cumprir a ordem do Mestre: “Pai, que todos sejam um como Eu e Tu somos um” (Jo 17.21). Este ano fomos convidados a refletirmos a questão da água, causa de desperdício ou de sua escassez. O pedido de água, feito por Jesus à mulher samaritana “Dá-me um pouco de tua água” (Jo 4.7), é também o testemunho ecumênico que oferecemos aos irmãos e irmãs das muitas Igrejas que anunciam a boa-nova de Jesus, nos mais diferentes contextos do mundo. A fé em Jesus Cristo precisa expressar-se nessa abertura para encontros e conversas.
Na celebração de Guarapari, dia 20/05/15, 19:30, na Comunidade Matriz São Pedro, fizemos memória das intolerâncias e perseguições religiosas, em todos os contextos, principalmente no desafio das nossas Igrejas em fazer a experiência do diálogo. Peregrinemos nessa direção para que o nosso testemunho público seja de unidade e de acolhida à diversidade. Estiveram presentes irmãos e irmãs das igrejas: Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Metodista Wesleiana, Batista e Adventista.
O gesto bíblico de oferecer água a quem chega, como forma de boas-vindas e partilha, é algo presente em todas as religiões e também no Brasil. A meditação proposta sobre a história de Jesus encontrando a mulher samaritana perto do poço possa ajudar as pessoas e as comunidades a perceber a dimensão do projeto de Jesus, que chamamos de Reino de Deus. Queremos também nós, construir o nosso poço, cada um na sua realidade, mas que devemos beber da água do mesmo poço. Para isso há necessidade de sair do lugar, tomar a iniciativa, não esperar! Vamos construir o poço da unidade, da sede de justiça, do diálogo.
Fonte: CEBI/ES