A Palavra de Deus fala com você neste tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Sou Pastor Odair Braun, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, com sede em Curitiba e 1º Vice Presidente da IECLB. A Palavra Bíblica que nos inspira neste final de dia, encontramos em 1 Tessalonicenses 5.18: Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.
O convite desta passagem é simples e direto: em tudo devemos ser agradecidos a Deus, pois tudo o que temos e recebemos vem de Deus e de sua misericórdia por nós. Assim procedemos? Somos gratos? Tiramos tempo para ler a palavra de Deus e meditar? Oramos agradecidos antes das refeições? Reconhecemos que as bênçãos diárias vêm da misericórdia de Deus ou achamos que é mérito unicamente decorrente de nosso esforço? Pense, avalie!
Para sermos agradecidos a Deus em todas as ocasiões temos que ter em Cristo nossa alegria e razão de vida. Ele, Cristo, conforme Filipenses 4.4 é a razão e o motivo de exultação. Então, segundo Gálatas 5.22 a alegria se torna fruto do espírito. Se estivermos alegres no Senhor, somos desafiados e desafiadas a exercitar a oração continua, aproximando-se daquilo que é a vontade e desejo de Deus.
Orar sem cessar não significa repetição de orações, fazendo isto de modo mecânico. Significa se colocar em contato com Deus agradecendo, pedindo, clamando por orientação, sabedoria e discernimento, contando a ele alegrias, medos, frustrações e temores. Quando colocarmos nossa vida nas mãos de Deus, permitindo que Ele conduza, estaremos criando as condições para cumprir o ensinamento de em tudo dar graças a Deus. Que possamos sempre, a cada dia, fazer e refazer este exercício. Essa é a vontade de Deus. Ele nos conduzirá.
Oramos: Guarda a nossa vida em tuas mãos. Abençoa nossos passos. Permite que hoje e sempre possamos ser gratos por tudo que de tuas mãos recebemos. Amém.
A Campanha da Fraternidade de 2021 é organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – Conic. Tem como tema: Fraternidade e dialogo: compromisso de amor. O lema bíblico diz: do que era dividido fez uma unidade (Ef. 2.14).