A Palavra de Deus fala com você nesse tempo da Campanha da Fraternidade Ecumênica. Sou Dalcido Gaulke, Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na Comunidade Evangélica Luterana do Litoral Paranaense.
O tema de nossa reflexão é: Orgulho difere do compromisso de amor.
Queridos amigos e amigas em Cristo! A palavra de Deus para hoje é de Tiago 4.15: O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” O apóstolo chama para o reconhecimento de que Deus é Senhor da nossa vida e não nós mesmos. Ele chama atenção para sabermos que Deus precisa ser ouvido e não planejarmos como se fossemos donos de nós mesmos. O Apóstolo diz: Agora escutem, vocês que dizem: “ Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!” Vocês não sabem como será, a sua vida amanhã, pois vocês são como a neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. E aí vem o nosso texto: O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo.” Porém vocês são orgulhosos e vivem se gabando. Todo esse orgulho é mau. Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz. O alerta de Tiago é claro e mostra que orgulho, soberba nos afasta do amor de Deus e de relações baseadas no amor, no respeito e superação da violência e desigualdades sociais. Somos chamados para reconhecermos a nossa pertença a Deus e confiança em Deus acima de tudo. Deus é a vida, a ele pertence e nele queremos viver unidos e unidas como irmãos e irmãs na fé.
Oremos: Querido Deus. Obrigado por teres me guiado neste dia e agora ao chegar da noite clamo pelo descanso em tuas mãos e se quiseres nos despertes do sono amanhã. Em ti confio a mim, meus familiares e irmãos e irmãs, todos/as em tuas mãos.Que teu Santo Espírito nos guarde. Amém
A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema: Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.