Estão reunidxs em Nairóbi (Quênia), entre os dias 02 a 09 de novembro, irmãs e irmãos de igrejas que fazem parte da Federação Luterana Mundial, vindas da África do Sul, Etiópia, Tanzânia, Brasil e Suécia. O CEBI foi convidado para colaborar na facilitação desta jornada de comunhão, diálogo e profecia, de vivência da leitura popular da bíblia, através da facilitação de Soave Buscemi e Paulo Ueti.
Este grupo de diversas culturas, unido pela bíblia, caminha resgatando a comunhão e a partilha, comunhão de ideias, histórias e vidas. A partilha da vida resgata a espiritualidade e a esperança por um mundo mais justo. O encontro com o diferente nos possibilita a “karibia”, que é o caminhar juntas/juntos ao mesmo passo.
Partilhamos histórias para encontrar na palavra de Deus fonte de esperança e união, em um momento em que muitas igrejas estão experimentando divisões. Na comunhão das pessoas resgatamos comunidade. É através do método popular de leitura bíblica que vivenciamos o caminho de Emaús.
A caminhada é lenta e é feita olhando ao nosso redor, olhando a criação e as criaturas que Deus gera. Esse caminho é feito de mãos dadas, onde cada passo é dado em conjunto, cuidando umas das outras.
Este encontro é apenas o ponto de partida da caminhada. A trajetória é longa e nos desafia a pensar no futuro, de nossas comunidades e de nossas igrejas, sem nos esquecer de nosso contexto. Caminhamos com os pés no chão, motivados e motivadas a seguir construindo esta trajetória de reconciliação e caminhada na leitura popular da bíblia.
André Kosloski, Elisa Fenner Schroder, Marie Krahn, Ruth Musskopf.