Olá, a Palavra de Deus fala com você nessa Campanha da Fraternidade Ecumênica. Meu nome é Vera Maria Immich, sou Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Comunidade e Pastoral da Consolação, Curitiba, Paraná e o tema de hoje, sobre boa vontade e diálogo. O texto que nos orienta encontra-se no NT no Evangelho de Lucas. 10.11: “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, a porta será aberta.”
Nosso texto se encontra no contexto de momentos íntimos de Jesus com os seus. Aqueles momentos em que a sintonia é tanta que se tem liberdade de pedir conselhos e até aquela ajuda que há muito precisamos.
Jesus acolhe a necessidade de seus discípulos com boa vontade e passa a lhes ensinar sobre a oração. Ensina-lhes a oração comunitária, conhecida como Pai Nosso, nossa amiga inseparável e nosso maior canal com Deus. Jesus ensina que a oração deve ser uma prática persistente, constante e indispensável .
Jesus lhes ensina que quaisquer que sejam as necessidades ou dificuldades elas deve ser apresentadas a Deus em oração: o que pede recebe e o que busca encontra, diz Jesus, porque o Pai tem prazer de ouvir seus filhos e filhas. Não são assim também as relações saudáveis entre pais/mães e filhos/as? Sim, Mesmo que nem sempre a resposta seja instantânea como um certo macarrão, ela virá no tempo certo e da melhor maneira. Confiemos e oremos porque a quem bate, a porta será aberta.
Oremos: Querido Deus e Pai que através de Jesus Cristo nos ensinaste e motivaste a chegar a ti em fervente oração. Respondeste nossos clamores por vacina. Elas existem. Agora clamamos pela produção e distribuição a toda a terra habitada. Livra-nos do tormento da pandemia. Em nome de Jesus que pedimos, agradecemos e esperamos. Amém.
A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 foi organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC com o tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor e o lema Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade.